Qual o melhor tratamento para pacientes com esteatose hepática não-alcoólica?
AUTOR(ES)
FONTE
DATA DE PUBLICAÇÃO
12/06/2023
RESUMO
A esteatose não alcoólica comumente está associada à síndrome metabólica e é fortemente associada a obesidade. É importante se descartar como causa o uso de alguns tipos de drogas como: metrotexato, tetraciclina, amiodarona, estrógenos, corticóides.
O tratamento para evitar progressão para esteato-hepatite e posteriormente para cirrose em pacientes não diabéticos e com índice de massa corporal (IMC) normal é o uso de vitamina E, naqueles pacientes não diabéticos e com IMC acima do normal além da vitamina E deve-se incluir dieta e exercícios físicos.
Nos pacientes diabéticos é mandatório o tratamento com vitamina E, dieta, exercícios e metformina (as glitazonas parecem ter efeito benéfico também sobre a esteatose, mas é importante atentar para seus riscos cardiovasculares).
ASSUNTO(S)
d97 doenças do fígado/ ne fígado gorduroso
ACESSO AO ARTIGO
https://aps-repo.bvs.br/aps/qual-o-melhor-tratamento-para-pacientes-com-esteatose-hepatica-nao-alcoolica/Documentos Relacionados
- Dopplerfluxometria da veia hepática em pacientes com esteatose não alcoólica
- Esteatose hepática não-alcóolica e síndrome metabólica em brasileiros idosos e de meia-idade
- Esteatose e esteatohepatite não-alcoólica nos pacientes com hepatite crônica pelo vírus da hepatite C
- Prevalência de mutação para o gene da hemocromatose em pacientes com esteatohepatite não-alcoólica e correlação com o grau de fibrose hepática
- Fibras solúveis no tratamento da doença hepática gordurosa não-alcoólica: estudo piloto