Qual o anticoncepcional mais indicado para adolescentes?

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/08/2009

RESUMO

Não existe consenso na literatura sobre qual o melhor método anticoncepcional na adolescência, devendo a escolha ser individualizada. Contudo, algumas prerrogativas gerais sempre devem ser levadas em consideração, sendo o melhor método aquele que tiver o melhor custo e adesão, menor quantidade de efeitos adversos, reversibilidade e maior eficácia(1). Além disso, considerando a dificuldade de adesão nesta faixa etária, a motivação e predileção da usuária por determinado método definitivamente deve ser levada em conta.
Os anticoncepcionais orais permanecem a escolha mais popular entre as adolescentes, apesar da popularidade crescente dos anticoncepcionais trimestrais(2).
A escolha do método na adolescência apresenta desafios adicionais. A preocupação de muitas adolescentes com sua imagem corporal resulta em baixa tolerância, por exemplo, com o ganho de peso. Outro complicador é o tempo entre a primeira relação sexual e a procura por um serviço de saúde, que costuma ser de vários meses(3).

ASSUNTO(S)

anticoncepção/22074 dispositivos anticoncepcionais femininos/22074 anticoncepcionais femininos/uso terapêutico adolescente

Documentos Relacionados