Qual é a conduta mais indicada para coleta do citopatológico em mulheres com atrofia do epitélio vaginal?

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/10/2010

RESUMO

Para realização do exame preventivo em padrão que garanta a qualidade dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, o exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citológico.
Por vezes, em decorrência do déficit estrogênico, a visualização da junção escamo-colunar e da endocérvix encontra-se prejudicada, assim como pode haver dificuldade no diagnóstico citopatológico devido à atrofia do epitélio. Nestes casos recomenda-se o uso de cremes de estrogênio intravaginal (dar preferência ao estriol, devido à baixa ocorrência de efeitos colaterais) por 7 dias antes do exame, aguardando um período de 3 a 7 dias entre a suspensão do creme e a realização da colheita do exame preventivo.
Na impossibilidade do uso do creme, a estrogenização pode ser feita através da administração oral de estrogênios conjugados por 07 a 14 dias (0,3mg/ dia), a depender da idade, inexistência de contraindicações e grau de atrofia da mucosa. Os medicamentos devem ser prescritos pelo médico(a) da unidade.

ASSUNTO(S)

atrofia vagina vaginite atrófica esfregaço vaginal/métodos

Documentos Relacionados