Qual a melhor forma de se conseguir um bom resultado no tratamento da obesidade infantil?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Foi encontrada uma Revisão sistemática da Biblioteca Cochrane1 que investigou a efetividade de uma série de programas de intervenção para o tratamento da obesidade infantil; alguns mais focados em alterações na dieta, outros na prática de atividade física ou ainda em terapias comportamentais, com ou sem o suporte associado de membros da família. Os resultados demonstraram que a qualidade dos estudos avaliados era limitada, tanto pelo pequeno número de participantes, como pela baixa validade externa dos mesmos. De acordo com os autores, nenhuma conclusão generalizada pode ser extrapolada e novas pesquisas precisam ser realizadas para identificar que intervenções podem de fato ser efetivas para o tratamento da obesidade infantil.

Entretanto, estratégias que combatam o sedentarismo e encorajem a prática de atividade física são apontadas como sendo de grande valia, uma vez que, embora não haja comprovação quanto ao melhor jeito de aplicá-las, têm pequeno potencial danoso aos pacientes e podem ser relativamente baratas.

A seguir, são dadas algumas sugestões para o manejo da obesidade infantil (2):

ASSUNTO(S)

saúde da criança nutricionista t82 obesidade obesidade pediátrica d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados