Qual a diferença do Oseltamivir em relação aos antivirais usados para tratamento de Herpes e HIV? Qual o mecanismo de ação de cada um deles?

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/10/2009

RESUMO

Um antiviral é uma classe de medicamento usado especificamente para tratar infecções virais. Como os antibióticos para as bactérias, antivirais específicos são usados para vírus específicos.
Entre os antivirais estudados para o tratamento da Influenza A, aparecem o Oseltamivir (Tamiflu®), Zanamivir, Amantadina e Rimantandina1.
Tanto o Oseltamivir quanto o Zanamivir são Inibidores da enzima neuroaminidase do vírus da gripe, que é uma glicoproteína de superfície do vírion (vírion é uma partícula viral completa que está fora da célula hospedeira. É constituída por DNA ou RNA e cercado por uma proteína (capsídeo). Constitui a forma “infectiva” do vírus). A atividade da neuroaminidase é importante tanto para a entrada do vírus em células não infectadas quanto para a liberação de partículas virais formadas recentemente de células infectadas e a expansão posterior do vírus infeccioso no organismo. Desta forma, os Inibidores da neuroaminidase atuam na gripe reduzindo a proliferação viral pela inibição da liberação de vírus infecciosos de células infectadas2.
O Oseltamivir, no momento, é o único antiviral indicado para uso em casos específicos de pacientes infectados com o novo vírus Influenza A/H1N13,4.
A Amantadina e a Rimantadina agem possivelmente bloqueando o canal iônico formado pela proteína viral M2, impedindo a desencapsulação do genoma viral e transferência deste para a célula hospedeira. Isto acaba por inibir a replicação viral no hospedeiro5,6.
Outros antivirais usados no tratamento do Herpes (ex: Aciclovir, Valaciclovir, Fanciclovir, etc) e no tratamento do HIV (Zidovudina, Lamivudina, Ritonavir, Efavirenz, etc)não têm indicação de uso em quadros de infecção pelo vírus Influenza A. O aciclovir, por exemplo, atuam inibindo a síntese e replicação viral do Herpesvirus por meio de “bloqueio” da enzima DNA polimerase7. Já a Zidovudina inibe a replicação viral do HIV por ser um inibidor da enzima transcriptase reversa (nucleosídeo)8.

ASSUNTO(S)

antivirais/farmacologia

Documentos Relacionados