Quais são as estratégias de prevenção que os agentes de saúde devem utilizar para evitar casos de intoxicação pelo uso de agrotóxicos?

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/10/2009

RESUMO

O Agente Comunitário de Saúde deve, primeiramente, identificar trabalhadores e famílias com risco de exposição aos agrotóxicos na sua micro área. Necessita também trabalhar em cooperação com a vigilância sanitária, comunicando imediatamente situações de exposição e de risco.
A visita ao local de trabalho do trabalhador que lida com agrotóxicos é muito importante, pois permite verificar a adequação do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) (1).
Os EPIs mais comumente utilizados são: máscaras protetoras, óculos, luvas impermeáveis, chapéu impermeável de abas largas, botas impermeáveis, macacão com mangas compridas e avental impermeável. Os EPIs necessários na utilização do agrotóxico estão indicados no receituário agronômico e nos rótulos dos produtos (2).
A lavagem dos EPIs deve ser feita usando luvas e separada das roupas da família. Também devem ser mantidos em locais limpos, secos, seguros e longe de produtos químicos (2).

 

 

ASSUNTO(S)

exposição a praguicidas envenenamento/prevenção & controle

Documentos Relacionados