Quais são as estratégias de prevenção que os agentes de saúde devem utilizar para evitar casos de intoxicação pelo uso de agrotóxicos?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

O Agente Comunitário de Saúde deve, primeiramente, identificar trabalhadores e famílias com risco de exposição aos agrotóxicos na sua micro área. Necessita também trabalhar em cooperação com a vigilância sanitária, comunicando imediatamente situações de exposição e de risco.

A visita ao local de trabalho do trabalhador que lida com agrotóxicos é muito importante, pois permite verificar a adequação do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) (1).

Os EPIs mais comumente utilizados são: máscaras protetoras, óculos, luvas impermeáveis, chapéu impermeável de abas largas, botas impermeáveis, macacão com mangas compridas e avental impermeável. Os EPIs necessários na utilização do agrotóxico estão indicados no receituário agronômico e nos rótulos dos produtos (2).

A lavagem dos EPIs deve ser feita usando luvas e separada das roupas da família. Também devem ser mantidos em locais limpos, secos, seguros e longe de produtos químicos (2).

 

 

ASSUNTO(S)

promoção da saúde agente comunitário de saúde z05 problemas com as condições de trabalho envenenamento exposição a praguicidas d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados