Quais riscos ao paciente da associação de Clopidogrel 75 mg com Atorvastatina? Em qual concentração de Atorvastatina pode ocorrer interação medicamentosa?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Santa Catarina

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

As estatinas metabolizadas pela isoenzima CYP3A4 do citocromo P450 (sinvastatina, atorvastatina e lovastatina) parecem interferir na ação antiplaquetária do clopidogrel, mas não está clara sua significância clínica. É possível que o clopidogrel afete o metabolismo de algumas estatinas 1.

Alguns estudos revelaram que as estatinas metabolizadas pela isoenzima CYP3A4 do citocromo P450 podem reduzir a atividade antiplaquetária do clopidogrel, em particular no início do tratamento; porém segundo estudos retrospectivos não há evidências clínicas de uma menor eficácia do clopidogrel 2, 3.

Além disso, os estudos realizados são difíceis de comparar porque a função plaquetária é determinada através de diferentes técnicas, e outros se baseiam na evolução clínica com durações variáveis de tratamento e valorações finais distintas.

É provável que doses mais baixas de estatinas não interajam com o clopidogrel. Faltam estudos prospectivos para determinar se a interação é clinicamente significativa 1.

A consulta a base de dados do Micromedex, na seção “interactions” não demonstrou a interação entre os fármacos. A consulta a monografia isolada do clopidogrel 4, 5 não indica interação com as estatinas.

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento médico a50 medicação / prescrição / pedido / renovação / injeção anticolesterolemiantes inibidores da agregação de plaquetas interações de medicamentos medicamentos excepcionais 1a – estudos de revisão sistemática / ou estudos ensaios clínicos randomizados (ecr)

Documentos Relacionados