Quais os efeitos adversos do uso crônico de enxaguatórios bucais, em especial os colutórios a base de clorexidina? Como deve ser recomendado o uso (frequência e tempo de duração) para minimizar esse efeitos adversos?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A clorexidina é um dos agentes antimicrobianos mais cuidadosamente estudados e o mais potente. Ela é altamente eficaz e em geral utilizada como padrão contra o qual è medida a potência de outros agentes.

Na forma de solução, a concentração preferida é de 0,12%, utilizada duas vezes ao dia, durante 1 minuto.

Dentre os efeitos adversos relatados com o uso prolongado da clorexidina podemos citar a coloração dos dentes, descamação reversível da mucosa, alterações do paladar e aumento dos depósitos calcificados supra-gengivais.

Deve ser ressaltado que o manchamento provocado pela clorexidina não é no dente, e sim na película adquirida que está adsorvida ao dente. Portanto, sendo este manchamento extrínseco, ele pode ser removido por uma profilaxia dental ou descoloração com agentes oxidantes.

ASSUNTO(S)

saúde bucal dentista d19 sinais/sintomas dos dentes / gengivas antissépticos bucais d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados