Quais devem ser as orientações de enfermagem para pacientes com hiperuricemia?

DATA DE PUBLICAÇÃO

04/08/2008

RESUMO

Não foram encontrados Ensaios Clínicos Randomizados que comparassem grupos de pacientes com aumento de ácido úrico um submetido à restrição alimentar e outro recebendo alimentação livre. Portanto, essa resposta é baseada em dados de livros textos e artigos científicos.
De acordo com especialistas, as causas potencialmente reversíveis da hiperuricemia consistem em dietas ricas em purinas, obesidade, consumo freqüente de álcool e uso de certos medicamentos. Embora as fontes alimentares de purinas contribuam usualmente apenas com 1mg/dl para o nível sérico de ácido úrico, a moderação no consumo de alimentos ricos em purinas é recomendada. Moderação na ingestão alcoólica é particularmente importante, já que o álcool consiste não somente em uma fonte de purinas, como também inibe a excreção renal das mesmas.
A ingestão elevada de líquidos auxilia na excreção de uratos, bem como minimiza a precipitação dos mesmos no trato urinário. Alimentos RICOS em purinas: Todas as carnes, incluindo carnes de órgãos e frutos do mar; extratos e molhos de carne; levedura e extratos de levedura, cerveja e outras bebidas alcoólicas; feijões; ervilhas; lentilhas; aveia; espinafre; aspargos; couve flor e cogumelos.

 

 

 

ASSUNTO(S)

hiperuricemia

Documentos Relacionados