Quais as principais orientações para evitar acidentes domésticos?
DATA DE PUBLICAÇÃO
19/03/2019
RESUMO
Os acidentes domésticos, em sua grande maioria, acontecem entre grupos vulneráveis, como crianças e idosos. Esses indivíduos encontram-se mais susceptíveis a quedas e queimaduras (principalmente os idosos), envenenamentos com produtos de limpeza, medicamentos ou plantas, choques, afogamentos e brinquedos considerados inseguros (frequente nas crianças). A principal orientação, portanto, é promover um ambiente seguro a fim de evitar casos de acidentes em casa 1,2 .
De modo geral, o ambiente ocupado por crianças e idosos deve ter poucos adornos e tapetes. Idealmente, os móveis precisam ter cantos arredondados e, se possível, recomenda-se evitar móveis com vidro. O risco com choques e queimaduras elétricas pode ser minimizado se os fios forem mantidos presos ou embaixo de móveis e as tomadas fechadas. É sugerido que grades ou portões de proteção no topo e na base das escadas sejam utilizados. Também é importante não deixar objetos espalhados ao longo das escadas, manter os corredores iluminados de dia e à noite e colocar piso antiderrapante, livrando objetos que possam atrapalhar a circulação 1,2 .
ASSUNTO(S)
prevenção de acidentes acidentes domésticos/prevenção & controle criança pré-escolar idoso
ACESSO AO ARTIGO
https://aps.bvs.br/aps/quais-as-principais-orientacoes-para-evitar-a-ocorrencia-de-acidentes-domesticos/Documentos Relacionados
- Quais as orientações passar para pacientes com asma?
- Quais são as principais causas associadas ao aparecimento de ‘frieiras’? Quais as principais orientações que os agentes de saúde devem prestar aos usuários que tem de forma recorrente estes casos (prevenção)?
- Quais as orientações de enfermagem para prevenir hipoglicemia em pacientes diabéticos?
- Quais devem ser as orientações de enfermagem para pacientes com hiperuricemia?
- Quais as orientações para o uso da técnica de relactação/translactação?