Quais as evidências clínicas para o uso de fitoterápicos a base de extrato de Unha de Gato na APS?

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/05/2016

RESUMO

Fitoterápicos a base de extrato de Unha de Gato – conhecida botanicamente como Uncaria tomentosa, possui grau de recomendação B III para osteoartrite de joelho (1) e artrite reumatoide ativa (2).
Uncaria tomentosa tem ação anti-inflamatória, seu mecanismo de ação está relacionado a capacidade de inibir o fator de necrose tumoral-alfa (TNFalfa) e reduzir a produção de prostaglandina (PGE2) 2.
De acordo com as pesquisas, o consumo do fitoterápico reduziu o número de articulações dolorosas (1,2) e não apresentou efeitos hepatotóxicos ou outros efeitos colaterais significativos em comparação com placebo (2).
A planta também demonstrou capacidade de diminuir os efeitos adversos dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) sobre o estômago e intestino (3). Esse efeito associado ao alívio da dor nas articulações sugere que a administração de Unha de Gato possa reduzir a necessidade do consumo de anti-inflamatórios pelos pacientes artríticos. Dada essa possibilidade, a associação da planta com o uso reduzido de AINEs geraria melhoria significativa na gestão da artrite, e uma alternativa de baixo custo para os Inibidores COX-22.

ASSUNTO(S)

unha-de-gato atenção primária à saúde artrite/terapia osteoartrite/terapia anti-inflamatórios

Documentos Relacionados