Quais as estratégias que podemos utilizar para implementação do acolhimento em uma ESF?
AUTOR(ES)
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
FONTE
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul
DATA DE PUBLICAÇÃO
12/06/2023
RESUMO
Há importantes lacunas nos modelos de atenção e de gestão do SUS, em especial as relativas ao acesso aos serviços e ao acolhimento aos usuários. Os dados disponíveis de resultados de pesquisas, relatórios de ouvidorias e depoimentos dos diversos atores do SUS confirmam a necessidade e a importância de práticas humanizadas nas unidades de saúde. A Política Nacional de Humanização defende o Acolhimento, entendido como um processo de inter-relações e atitudes humanas nas práticas de atenção e de gestão, pautadas no respeito, na solidariedade, no reconhecimento dos direitos e no fortalecimento da autonomia dos usuários, trabalhadores e gestores da saúde. Pretende-se que a prática do Acolhimento nos espaços de saúde qualifique a atenção e a gestão, potencializando a garantia do atendimento, a resolutividade, o estabelecimento de vínculo, a promoção da saúde e as alianças entre usuários, trabalhadores e gestores.
O acolhimento como postura e prática nas ações de atenção e gestão nas unidades de saúde favorece a construção de uma relação de confiança e compromisso dos usuários com as equipes e os serviços, contribuindo para a promoção da cultura de solidariedade e para a legitimação do sistema público de saúde. Favorece, também, a possibilidade de avanços na aliança entre usuários, trabalhadores e gestores da saúde em defesa do SUS como uma política pública essencial da e para a população brasileira.
Algumas sugestões e reflexões sobre a implantação do acolhimento nos serviços de saúde:
Algumas maneiras de fazer:
Na situação concreta do serviço, algumas questões a considerar:
1. Como se dá o acesso do usuário, em suas necessidades de saúde, ao atendimento em seu serviço? Alguns pontos para se observar utilizando todos os sentidos (audição, visão, tato… e também a intuição):
2. Que tipos de agravos à saúde são imediatamente atendidos?
3. Como é feito o encaminhamento dos casos não atendidos na unidade?
4. Como você percebe a relação entre o trabalhador de saúde e o usuário?
5. Como são tomadas as decisões em sua unidade?
6. Como é o ambiente e no que ele interfere nas práticas de acolhimento?
ASSUNTO(S)
processo de trabalho na aps a62 procedimento administrativo acolhimento estratégia saúde da família saúde da família sistema Único de saúde d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais
ACESSO AO ARTIGO
https://aps-repo.bvs.br/aps/quais-as-estrategias-que-podemos-utilizar-para-implementacao-do-acolhimento-em-uma-esf/Documentos Relacionados
- Quais estratégias podemos utilizar para inserir o parceiro no pré-natal?
- Existem evidências cientificas sobre o uso do açúcar em úlceras? Quais os agentes tópicos que podemos utilizar neste tipo de ferida?
- Quais as recomendações para o cálculo da média de consulta/ habitante/ano ou consulta/habitante/hora para os atendimentos médicos, de enfermagem e de odontologia em uma equipe de ESF?
- Quais são as estratégias de prevenção que os agentes de saúde devem utilizar para evitar casos de intoxicação pelo uso de agrotóxicos?
- Que instrumentos podem ser utilizados para o gerenciamento de casos compartilhados entre o NASF e eSF?