QFD methodology applied to the production of seedling of coffee (coffea arabica L. ) / Desdobramento da função qualidade (QFD) aplicado à produção de mudas de café (Coffea arabica L.)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A produção de mudas de qualidade constitui um dos principais fatores de sucesso da cultura cafeeira, principalmente para a substituição de cafezais não-produtivos, e implantação de novas técnicas de produção. Através dessa demanda realizou-se um trabalho em conjunto com a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Marília (Coopemar), no município de Marília (SP), estabelecendo e analisando as características exigidas pelos clientes de mudas de café enxertadas, e comercializadas em tubetes plásticos. A aplicação da metodologia foi composta por 2 fases: aquisição das qualidades exigidas pelos clientes com aplicação da metodologia QFD (Casa da Qualidade) e emprego de ferramentas de controle de qualidade no sistema produtivo. A aquisição da qualidade exigida foi composta de entrevistas com os cooperados, clientes de mudas, com a finalidade de captar quais as características e serviços analisados na aquisição da muda de café e qual o grau de importância de cada característica exigida. Nessa etapa os itens de qualidade exigida prazo de entrega, enxerto bem-feito, preço acessível e condições de pagamento obtiveram os maiores pesos relativos. Desdobrando as qualidades exigidas mencionadas em requisitos técnicos, o estado nutricional, massa seca da parte aérea, massa seca das raízes, altura da planta e diâmetro do caule foram os itens que alcançaram o maior peso relativo, nesta ordem de importância. No controle produtivo os requisitos técnicos (indicadores de qualidade) selecionados foram submetidos à verificação através da utilização de cartas de controle e histogramas. Com a utilização do diagrama de causa e efeito também pode-se determinar três características importantes: profundidade de plantio, altura de enxertia e peso de substrato por recipiente. Os resultados permitiram avaliar que dentre as características analisadas o estado nutricional, altura e diâmetro do caule apresentaram-se sob controle, porém os itens profundidade de plantio, altura de enxertia e peso de substrato por recipiente evidenciaram que o processo ocorria fora de controle. Devido à baixa correlação com as características da qualidade, os itens de qualidade exigida alcançaram baixo peso relativo nos respectivos itens de qualidade projetada e os processos fora de controle ocorridos durante o processo produtivo surgiram como proposta para melhorias para obtenção da muda de café com atributos da planta e dos serviços intrínsecos, segundo exigência dos clientes.

ASSUNTO(S)

qualidade do produto indicadores de qualidade function deployment indicators of quality mudas cultivation quality product auqlity cultivo em tubete graft coffee crop desdobramento da função qualidade enxertia (fitotecnia) café

Documentos Relacionados