"PUXO O CAVAQUINHO PRA CANTAR DE GALO: conflito e solidariedade no circuito do choro de Aracaju. / I PULL THE CAVAQUINHO TO SING ROOSTER": conflict and solidarity in the circuit of the cry of Aracaju.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/09/2011

RESUMO

Propomos estudar, de maneira geral, a presença do gênero musical choro na cidade de Aracaju -SE. Procuramos identificar quais são os princípios que dão legitimidade aos grupos choro existentes na capital sergipana, e como essa busca por legitimidade influencia nas relações sociais construídas no interior do que foi chamado de circuito aracajuano de choro, um termo usado tanto como referência a uma expressão comum aos grupos de choro da cidade, quanto como uma categoria de análise que descreve as formas de uso do espaço urbano que acabam por dar sustento de uma determinada prática, possuindo, desta forma, uma existência observável. Compõe o referido circuito sete grupos de choro, distribuídos em bairros distintos da cidade. A ideia defendida no trabalho foi a de que o circuito do choro de Aracaju encontra-se fragmentado e é disputado pelos diferentes grupos que o compõe, na busca por posições de prestígio a ser ocupadas no mesmo. Tais disputas levam ao estabelecimento de rivalidades, ocorridas principalmente entre os grupos mais antigos e os mais recentes e à construção de redes de solidariedade como uma das estratégias de inserção no contexto do choro de Sergipe. Primeiro, propomos apresentar as representações existentes a respeito desde gênero musical e como estas têm sido usadas como justificativas para elaboração de projetos de incentivo a sua pratica e ate mesmo como motivo da opção por tocá-lo. Segundo, apresentamos o circuito e as relações que se estabelecem em seu interior, a saber, as práticas solidariedade e rivalidades. Por último, analisamos os princípios ativados para a legitimação dos grupos de choro e as retóricas identitárias do ser chorão em Aracaju.

ASSUNTO(S)

choro princípios de legitimidade rivalidade redes de solidariedade sociologia choro principles of legitimization rivalry solidarity nets

Documentos Relacionados