Protein intake on Santa InÃs Lambs: Digestibility and Live Weight Gain / IngestÃo de proteÃna para cordeiros da raÃa Santa InÃs: digestibilidade e desempenho

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Foram conduzidos dois experimentos para avaliar se o atendimento ou nÃo da demanda de proteÃna degradÃvel no rÃmen (PDR), em condiÃÃes de atendimento ou superÃvit de proteÃna metabolizÃvel (PM), afetam a ingestÃo de matÃria seca, a digestibilidade dos nutrientes e o desempenho de ovinos alimentados com gramÃnea tropical (Cynodon) em estÃgios diferentes de maturaÃÃo, de acordo com as recomendaÃÃes do sistema AFRC. Nos ensaios de digestibilidade e balanÃo nitrogenado, o delineamento foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2x2, sendo dois Planos Nutricionais (PN- A = atendendo PDR e PN- B = restringindo PDR), gramÃnea tropical (Cynodon) com alto FDA e baixo FDA e sexo (machos: 32,4 kg  1,67 e fÃmeas: 34,1kg  3,6). Para o ensaio de desempenho foram utilizados 24 cordeiros (12 machos e 12 fÃmeas) com peso mÃdio inicial de 23,9 kg  4,86 para machos e 24,5 kg  3,75 para fÃmeas, seguindo um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2x2 semelhante ao ensaio de digestibilidade. Os tratamentos promoveram diferenÃas (P<0,05) na ingestÃo de matÃria seca em ambos os ensaios, em favor dos fatores: plano nutricional que atendia a exigÃncia de PDR, machos e gramÃnea tropical baixo FDA. Entretanto, nÃo foram observadas diferenÃas (P>0,05) para ganho de peso e conversÃo alimentar entre os planos nutricionais (PN- A: 232,41 g/dia e PN- B: 201,25 g/dia). Os ganhos de peso e conversÃo alimentar entre machos e fÃmeas foram de 239 e 194 g/dia; 4,34 e 5,14 kg MS/kg ganho para machos e fÃmeas, respectivamente. A digestibilidade da matÃria seca e da fraÃÃo fibrosa das dietas foram influenciadas pelo atendimento da PDR. NÃo foram observadas diferenÃas (P>0,05) quanto ao N retido/N absorvido entre os Planos Nutricionais. PorÃm, houve reduÃÃo da excreÃÃo nitrogenada urinÃria quando a PDR nÃo foi atendida, sendo observada interaÃÃo entre Plano nutricional e Volumoso para as variÃveis N retido/N ingerido e N retido/N absorvido evidenciando o efeito que a digestibilidade da fraÃÃo fibrosa dietÃtica teve sobre o balanÃo nitrogenado. A restriÃÃo da proteÃna degradÃvel no rÃmen (PDR) em dietas de cordeiros e cordeiras em crescimento nÃo alterou o ganho de peso e diminuiu a excreÃÃo nitrogenada urinÃria.

ASSUNTO(S)

rumen degradable protein ovinos digestibility live weight gain. digestibilidade balanÃo nitrogenado proteÃna degradÃvel nitrogen balance sheep producao animal ganho de peso.

Documentos Relacionados