Proteção da natureza e produção da natureza: política, ideologias e diversidade na criação de unidades de conservação na periferia sul da metrópole belo-horizontina

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

13/04/2012

RESUMO

No chamado Eixo Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte, área-foco do choque entre a expansão do tecido urbano e a explosão da mineração no Quadrilátero Ferrífero, um conjunto de áreas protegidas tem sido criado. O estudo desse conjunto, pouco reconhecível em campo, mas muito empregado na forma de discursos políticos e de publicidade, indica que a discussão sobre essas unidades de conservação UCs extrapola a questão da conservação da biodiversidade, revelando conflitos de uso do espaço, além de conflitos ambientais, relacionados à ameaça de comprometimento de certas práticas espaciais. Diante desse cenário, e tendo em conta aspectos políticos, ideológicos e históricos do espaço, este estudo objetiva compreender os papéis desejados/exercidos pelas áreas protegidas na produção do espaço da região, o que se realiza por meio de revisão bibliográfica, entrevistas e apreciação deaudiências públicas realizadas para debater mineração e proteção ambiental. Identificando essas expectativas quanto às UCs e as dinâmicas espaciais nas quais se inserem, encaminhamse elementos à discussão acerca de um possível processo de produção do espaço de reserva, em curso nessa porção da metrópole. Com essas reflexões, espera-se contribuir tanto com os debates sobre a produção e a organização do espaço como para aqueles referentes à (crítica da) proteção ambiental e, na medida do possível, para a articulação entre esses dois temas.

ASSUNTO(S)

política ambiental belo horizonte, região metropolitana de (mg) teses. recursos minerais conservação belo horizonte, região metropolitana de (mg) teses.

Documentos Relacionados