PropedÃutica à categoria do despertar histÃrico nas passagens de Walter Benjamin

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/04/2010

RESUMO

O projeto das Passagens (Das Passagen-Werk, 1927-1940), estudo inacabado de Walter Benjamin (1892-1940), pois composto de uma sÃrie de fragmentos e citaÃÃes, trata do desdobramento â nas condiÃÃes do âalto capitalismoâ â do conceito do carÃter fetiche da mercadoria, no intuito de articular uma teoria social crÃtica. A base de sua pesquisa situa-se na interpretaÃÃo dos fenÃmenos visÃveis da Paris, capital do sÃculo XIX: as passagens, as construÃÃes de ferro e os tipos de iluminaÃÃo, os panoramas, o interior das moradias burguesas, a moda e o Jugendstil, os folhetins, as lutas de barricadas decorrentes dos movimentos sociais, as reformas urbanas de Haussmann, tipos sociais como o flÃneur, o colecionador e o jogador, as produÃÃes teÃricas do socialismo utÃpico de Saint-Simon e Fourier, bem como a poÃtica de Baudelaire em especial etc. O autor alemÃo enfoca especificamente a contradiÃÃo entre o desenvolvimento das forÃas produtivas e o uso delas por parte do coletivo nas relaÃÃes capitalistas de produÃÃo. Essa contradiÃÃo se expressa no espaÃo simbÃlico das imagens onÃricas, as quais interpenetram o antigo e o novo, e configuram todas as construÃÃes da sociabilidade moderna. O quadro metodolÃgico esboÃado no trabalho sobre as galerias comerciais parisienses tem por base a analogia proposta entre a interpretaÃÃo dos sonhos psicanalÃtica e a interpretaÃÃo dos fenÃmenos coletivos compreendidos enquanto formas onÃricas. O problema desta aparÃncia social reificada ganha plena elaboraÃÃo na constituiÃÃo do estatuto metodolÃgico da imagem dialÃtica,com base na suspensÃo dos elementos ambÃguos dos fenÃmenos da cultura do fetiche. No presente trabalho sÃo apresentadas as linhas mestras da categoria polÃtica do despertar histÃrico que, enquanto processo de interpretaÃÃo e crÃtica da histÃria, opera uma sÃntese conceitual (constelaÃÃo) que inter-relaciona dialeticamente o conjunto complexo das categorias teÃricas: o carÃter fetiche da mercadoria, o conceito de expressÃo, a distinÃÃo entre imagem onÃrica e imagem dialÃtica, bem como do prÃprio despertar. Desse modo, Benjamin lanÃa as bases para uma teoria social crÃtica e para uma nova escrita da histÃria nos marcos de uma historiografia materialista.

ASSUNTO(S)

filosofia fetichismo imagem onÃrica imagem dialÃtica despertar histÃrico fetishism oniric images dialectical image historical awakenin fetichismo - abordagem sociolÃgica benjamin, walter,1892-1940 - crÃtica e interpretaÃÃo das passagen-werk, 1927-1940- crÃtica e interpretaÃÃo antropologia cultural percepÃÃo social filosofia alemà dialÃtica utopia

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