Propagation, organic fertilization and radiation levels in the anatomical characteristics and in the composition of essential oil of Hyptis suaveolens (L.) Poit. / PropagaÃÃo, adubaÃÃo orgÃnica e nÃveis de radiaÃÃo nas caracterÃsticas anatÃmicas e na composiÃÃo de Ãleo essencial em Hyptis suaveolens Poit. Lamiacceae.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O presente trabalho teve o objetivo obter informaÃÃes agronÃmicas que permitam cultivar e explorar racionalmente Hyptis suaveolens, visando principalmente à produÃÃo de Ãleo essencial. Foram realizados cinco estudos, a saber: propagaÃÃo vegetativa, atravÃs da estaquia; influÃncia da luz e da temperatura na germinaÃÃo de sementes; influÃncia da luz no teor e composiÃÃo quÃmica do Ãleo essencial e nos aspectos do teor de clorofila e na anatomia vegetal; avaliaÃÃo de fontes e doses de adubaÃÃo orgÃnica no crescimento e composiÃÃo quÃmica foliar; e avaliaÃÃo da variabilidade quÃmica do Ãleo essencial de plantas de Hyptis suaveolens cultivadas sob a influÃncia de fontes e doses de adubaÃÃo orgÃnica. No primeiro estudo verificou-se que, independentemente do tipo de estaca, o enraizamento foi acima de 86%; e que a espÃcie Hyptis suaveolens pode ser considerada uma espÃcie de fÃcil enraizamento e sua propagaÃÃo vegetativa à possÃvel usando diferentes tipos de estacas. No estudo de sementes, a maior germinaÃÃo de sementes ocorreu na presenÃa de luz e em temperaturas altas. As temperaturas alternadas de 20-30ÂC, 30ÂC e 25ÂC sÃo favorÃveis para germinaÃÃo de sementes de Hyptis suaveolens. No terceiro estudo, constatou-se que a espÃcie possui grande variabilidade no teor e composiÃÃo do Ãleo essencial, dependendo do ambiente de cultivo, e apresenta grande plasticidade fisio-anatÃmica em relaÃÃo aos diferentes tipos de ambiente. No quarto estudo, a adubaÃÃo orgÃnica influenciou o desenvolvimento das plantas e o teor de nutrientes foliar de plantas desta espÃcie. E o maior desenvolvimento das plantas ocorreu quando foi utilizada adubaÃÃo com esterco de aves. No Ãltimo estudo, verificou-se que a adubaÃÃo orgÃnica influenciou o teor e a composiÃÃo quÃmica do Ãleo essencial, proporcionando uma maior quantidade de sesquiterpenos do que monoterpenos e tendo como componentes majoritÃrios (E)-Cariofileno, Gama-muroleno, Cis-beta-guaieno, Espatulenol e Alfa-cadinol.

ASSUNTO(S)

agronomia planta medicinal Ãleos essenciais hyptis suaveolens anatomia vegetal medicinal plant adubaÃÃo orgÃnica oil essential light germination vegetal antomy organic fertilization sambacoità germinaÃÃo hyptis suaveolens sambacoità luz

Documentos Relacionados