Projeto de um framework para visualização e controle de simulações distribuídas em diferentes plataformas de software e hardware
AUTOR(ES)
Fábio Minoru Iwasaki
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Simulações em computadores podem ser usadas para avaliar futuros riscos e auxiliar na tomada de decisões e podem ser modeladas para execuções rápidas para prever o estado de um sistema do mundo real ou podem ser modeladas para execuções com tempo indeterminado que permita interações humanas em um ambiente virtual para treinamento. Para facilitar a modelagem e implementação dessas simulações, vários pacotes comerciais de software estão disponíveis, porém tecnologias proprietárias são limitadas quando há necessidade reutilizar uma determinada implementação em conjunto com outras soluções. Diante da necessidade de interoperabilidade, o padrão High Level Architecture (HLA) define uma infra-estrutura de comunicação para compartilhamento de dados e sincronização entre modelos de simulação distribuídos. Utilizando o HLA como base, este trabalho define um framework para gerar uma aplicação de controle e gerenciamento utilizando gráficos tridimensionais para visualização com o padrão Extensible 3D (X3D). O X3D especifica um ambiente de execução para apresentação de conteúdo 3D e define uma linguagem e um conjunto de componentes para descrever esse conteúdo. Utilizando os padrões HLA e X3D e tecnologias como serviços Web, o framework deste trabalho apresenta uma solução para visualização e controle de simulações distribuídas em diferentes plataformas de software e hardware.
ASSUNTO(S)
visualização 3d simulação por computador x3d (linguagem de programação) ciencia da computacao aplicações distribuídas
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2671Documentos Relacionados
- Framework orientado a objetos para projeto de hardware e software embarcados para sistemas tempo-real
- Uma arquitetura distribuída de hardware e software para controle de um robô móvel autônomo
- Projeto de um sistema para monitoramento de hardware/software on-chip baseado em computação reconfigurável
- Uma Metodologia para o desenvolvimento de aplicações de visão computacional utilizando um projeto conjunto de hardware e software
- Arquitetura de co-projeto hardware/software para implementação de um codificador de vídeo escalável padrão H.264/SVC