Programas de extensão universitária como instrumentos de requalificação urbana e assistência técnica aos municípios de minas gerais: estudo de caso bairro Nove de Março - Barbacena-MG

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/01/2010

RESUMO

O crescente número de profissionais graduados em Arquitetura e Urbanismo no Brasil têm gerado um excesso de oferta profissional no mercado de trabalho, no qual, apenas cerca de 40%, na verdade, está efetivamente trabalhando neste campo. Por outro lado, a indústria da construção civil está se desenvolvendo em ritmo crescente. As cidades estão crescendo rapidamente e, junto com eles, umas séries de periferias carentes estão alastrando. Uma conclusão óbvia é que os arquitetos estão excluídos deste processo - os outros profissionais estão exercendo as suas atribuições profissionais. Somado a tudo isso, tem-se a pesquisa elaborada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil que revela que, em 2005, cerca de 82% dos setores da administração pública no Brasil não possuem arquitetos em suas equipes. Em vista destes fatos, fica evidente que algumas medidas devem de ser tomadas pela Academia a fim de criar novos postos de trabalho para recém-graduados nos órgãos públicos administrativos de uma série de localidades. Este é o objetivo do Programa de Arquitetura Pública que visa à promoção do desenvolvimento sustentável e incremento à qualidade de vida em vários assentamentos humanos, promovendo projetos sociais e culturais, com estudantes de arquitetura trabalhando em conjunto com áreas de políticas públicas. Um programa específico de arquitetura pública foi desenvolvido em um assentamento espontâneo denominado Nove de Março, que constitui um bairro localizado na periferia de Barbacena - Minas Gerais, cujo trabalho foi realizado pelo LAP- Laboratório de Arquitetura Pública da EA-UFMG. Esta dissertação destaca o estudo e estratégias de renovação urbana a partir das demandas da população e desenvolvidas durante 2006, com a supervisão específica do órgão administrativo local e com o apoio dos professores de Escola de Arquitetura cujos resultados são aqui avaliados, tendo como instrumento um Programa de Extensão Universitária.

ASSUNTO(S)

arquitetura e sociedade teses. renovação urbana nove de março (barbacena, mg) teses. barbacena (mg) história teses. arquitetura sustentável teses. extensão universitária minas gerais teses.

Documentos Relacionados