Programa Educativo na prevenção de LER/DORT: uma avaliação com Técnicos de Enfermagem. / Educational Program to prevent RSI: an assessment with nursing technicians.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/06/2011

RESUMO

A educação em saúde é um campo multifacetado, para o qual concorrem inúmeras concepções, das áreas tanto da educação, quanto da saúde, as quais espelham diferentes compreensões do mundo, demarcadas por distintas posições político-filosóficas sobre o homem e a sociedade. Sua prática na saúde ocupacional favorece e potencializa a adaptação harmônica do indivíduo ao meio laboral e potencializa as relações com os outros, com o espaço e o tempo, elementos indispensáveis para o sucesso no autogerenciamento na prevenção das LER/DORTs. Esta pesquisa procurou compreender, juntamente com um grupo de técnicos de enfermagem que trabalham em Hospital Público do Nordeste do Brasil, o significado da questão LER/DORT, sobretudo nos aspectos preventivos e ainda propor e avaliar um recurso educativo na prevenção de LER/DORT para estes profissionais, erigido a partir das necessidades e da interação com os sujeitos. Para a realização desta pesquisa optou-se pela metodologia analítico-descritiva, assumindo a complementaridade das abordagens qualitativas e quantitativas. Esta pesquisa compreendeu duas etapas distintas. O primeiro momento correspondeu ao caminho metodológico proposto que objetivava conhecer os sujeitos da investigação e elaborar um programa educativo que potencialmente desencadeia-se na transformação de suas práticas; nessa etapa foram utilizadas as técnicas da observação etnográfica e grupo focal. A segunda etapa da pesquisa correspondeu ao caminho metodológico proposto que objetivava avaliar as mudanças induzidas pelo programa educativo elaborado, especificamente em relação às diferentes dimensões de qualidade de vida como a percepção álgica; nesta etapa foram utilizados os instrumentos Questionário Nórdico (QNSO) e Questionário de Qualidade de Vida (SF 36). Participaram 70 técnicos de enfermagem e esses foram divididos, aleatoriamente, em dois subgrupos; os primeiros trinta e cinco sujeitos participantes da primeira etapa e os restantes participaram da segunda etapa. Foi possível compreender que os Técnicos de Enfermagem possuem, mesmo que intuitivamente, saberes sobre a questão LER/DORT e são capazes de contribuir positivamente no construto de recurso. Após a participação no programa educativo foi possível observar que o recurso construído a partir da fala dos participantes é capaz de interferir positivamente na qualidade de vida e na percepção da sintomatologia álgica. A utilização de Práticas Educativas em Saúde na ambiência laboral com técnicos de enfermagem sobre este tema mostra-se como uma estratégia a ser valorizada na prevenção das LER/DORTs.

ASSUNTO(S)

educação em saúde ler/dort enfermagem prevenção cultura organizacional saude coletiva health education. rsi. nursing. prevention. organizational climate.

Documentos Relacionados