Programa CÃmara Jovem: limites e possibilidades de um processo de socializaÃÃo polÃtica / Young Chamber Programme: limits and possibilities of a process of political socialization

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/06/2012

RESUMO

A pesquisa tem como objeto de estudo, o programa CÃmara Jovem, criado em 2007 por representantes do poder legislativo do municÃpio de Cascavel â PR em parceria com o NÃcleo Regional de EducaÃÃo. Em exercÃcio a partir da resoluÃÃo municipal da CÃmara de Vereadores 011/2007, o programa permite a participaÃÃo de alunos do Ensino Fundamental II e MÃdio de escolas pÃblicas e privadas do municÃpio, escolhidos mediante votaÃÃo entre os estudantes da escola. De acordo com a resoluÃÃo do programa, o projeto tem como objetivos integrar o jovem com a polÃtica, promover a integraÃÃo da cÃmara municipal com colÃgios pÃblicos e privados do municÃpio, oportunizar o aprendizado da funÃÃo legislativa do poder pÃblico municipal e contribuir na formaÃÃo de cidadÃos capazes de participar do processo de tomada de decisÃes polÃticas. Nesse contexto, a pesquisa visa compreender as implicaÃÃes que o processo de socializaÃÃo polÃtica proposto no programa CÃmara Jovem exerce na formaÃÃo da cultura polÃtica dos jovens participantes. Parte-se inicialmente, de uma pesquisa bibliogrÃfica acerca do conceito de socializaÃÃo polÃtica, a partir de literatura especÃfica, destacando autores que analisam as possÃveis contribuiÃÃes e limites desse processo para adolescentes e jovens e tambÃm para o regime polÃtico democrÃtico. Mediante o estudo teÃrico e o problema de pesquisa apresentado, optou-se pela realizaÃÃo de um estudo de caso, com o uso de procedimentos metodolÃgicos qualitativos. Foram utilizadas como tÃcnicas de pesquisa: anÃlise documental, pesquisa de campo e observaÃÃo participante das sessÃes do programa durante o segundo semestre de 2010 e todo o ano letivo de 2011; e entrevistas semi estruturadas com vereadores jovens da gestÃo 2010 â 2011 e vereadores jovens egressos. No sentido de corroborar com o estudo qualitativo realizado, a pesquisa trabalhou com a coleta e anÃlise de dados quantitativos primÃrios, obtidos por meio de questionÃrio objetivo aplicado em estudantes do ensino mÃdio de escolas pÃblicas e privadas do municÃpio. O uso de dados quantitativos visou realizar uma anÃlise comparativa entre os estudantes que atuam como vereadores jovens na gestÃo 2011-2012 e estudantes do ensino mÃdio que nÃo participam do programa, buscando analisar em que medida a participaÃÃo no programa pode influenciar concepÃÃes e atitudes polÃticas dos jovens participantes. O processo de socializaÃÃo polÃtica proposto pelo programa, caracterizado pela Ãnfase na aprendizagem e integraÃÃo do jovem com a polÃtica nos instiga uma reflexÃo acerca de qual concepÃÃo de polÃtica à ensinada aos jovens, e as possÃveis implicaÃÃes que esse processo pode ter na formaÃÃo polÃtica dos adolescentes e jovens participantes.

ASSUNTO(S)

programa cÃmara jovem socializaÃÃo polÃtica cultura polÃtica cÃmara jovem political socialization political culture ciencias sociais jovens - cascavel (pr) - atividades polÃticas jovens - cascavel (pr) - conduta juventude participaÃÃo polÃtica partidos polÃticos (processo polÃtico)

Documentos Relacionados