Programa bolsa família e saúde: estudo qualitativo sobre a experiência das famílias beneficiadas. / Bolsa Família Program and health: a qualitative study on the experience of families benefited.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

10/07/2009

RESUMO

Este ensaio é um estudo qualitativo, que traz como foco o Programa Bolsa Família do Governo Federal. Criado em 2003, no contexto da discussão sobre transferência de renda no Brasil, entendida como necessária para o enfrentamento da fome e da pobreza no País, o Programa foi formulado com base no conjunto de ações do Programa Fome Zero. O Bolsa Família, ao transferir renda diretamente às famílias pobres e abaixo dos limites de pobreza, tem como perspectiva articular-se com políticas e programas estruturantes no campo da saúde, educação e trabalho, no sentido de interromper o círculo de perpetuação da pobreza e promover a emancipação social e econômica das famílias em situação de vulnerabilidade e risco, mediante o acesso a direitos fundamentais. A desigualdade social no Brasil se expressa pela desconformidades de renda e também pela desuniformidade na situação educacional e de saúde, em relação a pobres e ricos. Os fatores culturais e ambientais, ou seja, o modo de vida das pessoas, interferem na saúde pública e na longevidade da população. Partindo desta relação entre desigualdade social e saúde e com suporte na visão das próprias beneficiárias, este experimento analisa as mudanças ocorridas na saúde com a implantação do Programa Bolsa Família, tendo como campo empírico o Município de Ocara, localizado na região do semi árido do Ceará. As famílias pesquisadas expuseram suas experiências de vida, no que diz respeito ao seu cotidiano, ao trabalho, à sobrevivência, à saúde e à alimentação, temas sempre relacionados com o benefício, fazendo a avaliação das suas condições de vida no período anterior à inclusão no Programa e o momento atual. O estudo traz, ainda, a discussão sobre as condicionalidades do Programa e suas implicações na educação cidadã e na autonomia das famílias.

ASSUNTO(S)

bolsa família desigualdade social saúde família políticas públicas saude publica family grant social inequality health family public policy

Documentos Relacionados