Profissão docente: representações, sentimentos e práticas educativas nas primeiras séries do ensino fundamental. Uberlândia (1980-2000)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta é uma pesquisa que teve como foco de investigação o trabalho docente nas primeiras séries do Ensino Fundamental, atentando para os aspectos subjetivos que envolvem a ação de ensinar crianças. Busco compreender as práticas pedagógicas das professoras a partir do mundo mental e material, ou seja, tendo em vista as representações, os sentimentos, as emoções, as idiossincrasias inerentes a cada professora e as condições reais em que ocorre o ensino nas escolas públicas. Foi escolhido para espaço de pesquisa a rede municipal de educação de Uberlândia/MG e para situcionalidade de tempo o recorte temporal, das décadas de 1980 a 2000 As fontes utilizadas e pesquisadas foram narrativas de professoras e de mães de alunos, obtidas por meio de entrevistas, relatos de professoras recolhidos em duas oficinas de memória, o jornal local, Correio; e documentos como a Constituição Federal de 1988, o Plano Decenal de Educação para Todos, o Plano de Cargos e Remuneração dos Servidores da Educação do Município de Uberlândia. As análises apontaram para a reflexão de que o trabalho docente com crianças é uma atividade complexa que envolve múltiplas dimensões. Dimensões estas que não estão somente alicerçadas na racionalidade, mas que extrapolam os redutos da razão, provocando na professora reações e práticas impulsionadas pela sensibilidade humana.

ASSUNTO(S)

professoras prática de ensino subjectivities historia subjetividades practices pedagogical práticas pedagógicas teachers

Documentos Relacionados