Produção de leite de cabra e ovelha e seus derivados em Goiás e no Distrito Federal: análise dos direcionadores de competitividade
AUTOR(ES)
Heidorn, Larissa Liane; Wander, Alcido Elenor; Souza, Cleonice Borges de; Holanda Júnior, Evandro Vasconcelos
FONTE
Interações (Campo Grande)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
Resumo: A produção e o processamento de leite de pequenos ruminantes são alternativas de atividade econômica para pequenos empreendedores rurais e estão em expansão no Brasil. O presente artigo visa dentificar a situação atual das cadeias de valor do leite de cabra e ovelha e seus derivados, em Goiás e no Distrito Federal, e analisar a competitividade dessas cadeias, por meio de uma comparação de seus direcionadores de competitividade com os de outras regiões do Brasil, onde essas cadeias estão mais estruturadas. Dessa forma, foi aplicado um questionário com 9 agentes-chave dessas cadeias dentro da região de estudo e 28 de outras localidades. Por meio da análise dos resultados, as cadeias de valor do leite de cabra e de ovelha e seus derivados em Goiás e no Distrito Federal foram caracterizadas como competitivas no momento do estudo. Contudo, os direcionadores "gestão da firma", "tecnologia e inovação" e "qualidade" foram apontados como prováveis limitantes que precisam ser aprimorados para que essas cadeias permaneçam competitivas.
Documentos Relacionados
- Terras no Distrito Federal: experiências com desapropriações em Goiás: (1955-1958)
- QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE LEITE DE CABRA PRODUZIDO NO DISTRITO FEDERAL
- Inovações organizacionais na produção e comercialização de leite de cabra e seus derivados por agricultores familiares da região sisaleira da Bahia.
- Análise de desempenho econômico da produção orgânica de leite: estudo de caso no Distrito Federal
- Percepção dos usuários e profissionais de saúde no Distrito Federal: os atributos da atenção primária