PRODUÇÃO DE AROMA DE COCO POR TRICHODERMA HARZIANUM UTILIZANDO BAGAÇO DE CANA. / AROMA PRODUCTION OF COCONUT USING MARC BY TRICHODERMA HARZIANUM CANE.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

13/02/2012

RESUMO

A biotecnologia se insere na busca de novos produtos e processos, tornando-se uma ferramenta importante no desenvolvimento de processos de produção de aromas naturais biotecnológicos. Compostos de aroma obtidos por estes processos representam uma alternativa de produção bastante promissora e viável para as indústrias, principalmente devido ao aumento da preferência dos consumidores por aditivos alimentícios e produtos naturais. Muitos microrganismos, isolados dos mais variados ambientes, possuem potencial para sintetizar compostos de aroma quando cultivados em meios de cultura adequados. Os processos fermentativos possibilitam o aproveitamento de resíduos agroindustriais, cuja disposição no meio ambiente gera sérios problemas de poluição. A composição dos resíduos, principalmente a fonte de carbono, permite o crescimento dos microrganismos e produção de compostos de maior valor agregado. O presente trabalho tem como objetivo produzir e quantificar a lactona 6-pentil-á-pirona, responsável pelo aroma característico de coco, utilizando resíduo agroindustrial como suporte e fungo filamentoso Trichoderma harzianum. Inicialmente, três resíduos agroindustriais (bagaço de cana, pó da casca de coco e bagaço de mandioca) e cinco microrganismos foram testados quanto à produção do aroma. A técnica de cromatografia gasosa acoplada à extração em headspace permitiu as análises qualitativas e quantitativas da lactona. Através da área do cromatograma, a linhagem 4040 do fungo Trichoderma e o suporte bagaço de cana foram selecionados como meio de cultivo. O resíduo bagaço de cana foi caracterizado sob o aspecto físico-químico. Os testes realizados para avaliar o nível de toxidez da lactona sobre o microrganismo não apresentaram inibição total no crescimento celular, apenas pouca presença de esporos. O planejamento fatorial completo em dois níveis foi empregado para avaliar a influência da concentração de nutrientes (C/N) e da temperatura sobre a produção do 6-pentil-á-pirona. A maior produção do composto de aroma resultou em 3,78 mg/g MS no 7 dia de cultivo. Os termos lineares e quadráticos relacionados à temperatura foram significativos no modelo proposto a um nível de confiança de 95% para a máxima concentração do aroma, sendo direcionadas para valores de 25 a 28C. O efeito da razão C/N e de interação entre as duas variáveis não foram estatisticamente significativos.

ASSUNTO(S)

lactona resíduo agroindustrial fermentação em estado sólido engenharia quimica lactone agro-industrial waste solid state fermentation

Documentos Relacionados