Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga / Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Os processos composicionais de duas obras musicais são identificados aqui extrinsecamente. Seus elementos estruturais comuns viabilizam um caminho de compreensão e analise, tomando-se como pressupostos formadores de linguagem a parataxe e a intertextualidade. Trata-se, por conseguinte, da designação de uma visão emancipada e expandida dos fundamentos da musica e, ao mesmo tempo, da definição de uma poetica na musica contemporânea brasileira. Objetivos: Valendo-se de sintaxes musicais e linguisticas, o texto visa demonstrar os processos composicionais das duas obras apresentadas e como eles promovem a delineação de uma linguagem, expondo e distinguindo seus elementos estruturais constitutivos, determinantes dos seus caracteres comuns. Método: Baseando-se em referencias teórico-reflexivas, são identificados os elementos estruturais constitutivos das duas obras, apontando os rudimentos que os levam a produzir processos composicionais similares. Confrontadas as obras, são discutidos a analise das suas micro-estruturas e os processos linguisticos parataxe e intertextualidade nas suas formações. Resultados: A possibilidade da formação de uma linguagem musical pela exploração emancipada e expandida de seus elementos básicos, aplicados a um alicerce linguistico, torna-se real na medida em que seus processos composicionais são elaborados dentro de um referencial teórico-reflexivo.

ASSUNTO(S)

estética linguagem análise musical linguagem linguistica linguistica análise musical composição musical composição musical estética

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