Processos cognitivos em jogos de Roleplaying: world of warcraft vs. dungeons &dragons / Cognitive Processes In Role-playing Games: World of Warcraft vs. Dungeons &Dragons

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A presente dissertaÃÃo à uma anÃlise comparativa da psicologia dos Roleplaying Games (RPGs), em suas modalidades de mesa (PnP RPG) e online (MMORPG). Os referenciais cientÃficos adotados para tal incluem, alÃm de uma revisÃo da histÃria dos jogos, a Teoria da MediaÃÃo Cognitiva (CAMPELLO DE SOUZA, 2004), a Teoria da IntegraÃÃo Conceitual (TURNER &FALCONNIER, 2002), um modelo fatorial das motivaÃÃes nos RPGs (YEE, 2005), a perspectiva piagetiana sobre jogos e desenvolvimento cognitivo (PIAGET, 1990), a visÃo de Vygotsky acerca do papel sociocultural dos jogos no desenvolvimento (NEGRINE, 1995) e os Quadros de InteraÃÃo (FINE, 1983). A investigaÃÃo empÃrica abrangeu os jogos Dungeons &Dragons (D&D) e World of Warcraft (WoW), cujos jogadores foram abordados atravÃs de questionÃrios online. Ao todo foram 606 participantes de WoW e 690 de D&D numa amostra de conveniÃncia obtida via Web no perÃodo de outubro a dezembro de 2007. Os questionÃrios abordaram a demografia dos indivÃduos, alÃm de suas motivaÃÃes, interaÃÃes, decisÃes, atividades, experiÃncias, estratÃgias, emoÃÃes e uso de meios de suporte cognitivo no jogo. Os dados coletados foram analisados estatisticamente, com os achados interpretados à luz dos referenciais supramencionados. Os resultados obtidos revelaram que: (a) os jogadores de WoW tendem a ser mais motivados do que os de D&D, provavelmente devido à natureza mais recompensadora do primeiro jogo, (b) WoW mostra-se como um jogo voltado para regras e colaboraÃÃo onde jogador e personagem se sobrepÃem, enquanto que D&D apresenta-se como essencialmente simbÃlico e voltado para o role-playing, com clara separaÃÃo entre jogador e personagem, (c) a mediaÃÃo hipercultural prevalece entre os jogadores de WoW e a mediaÃÃo cultural entre os de D&D, (d) os jogadores de D&D usam mais mecanismos de mediaÃÃo do que os de WoW, possivelmente devido à menor potÃncia computacional dos tipos de mecanismos favorecidos pelos primeiros, (e) WoW tende a favorecer o desenvolvimento do pensamento cientÃfico, o mesmo nÃo ocorrendo com D&D, (f) a imersÃo em D&D envolve a inserÃÃo passiva dentro de uma narrativa literÃria, enquanto que em WoW envolve um processo cognitivo mais ativo e emocionalmente engajado e (g) existe uma clara diferenÃa demogrÃfica entre os dois tipos de jogador, em parte devido ao procedimento de pesquisa, mas tambÃm pode ser causa ou efeito das diferenÃas psicolÃgicas observadas. Conclui-se que os RPGs estudados apresentam elevada complexidade cognitiva, sendo catalisadores de processos mentais sofisticados, com o de mesa mais prÃximo de um deleite literÃrio e possÃveis vocaÃÃes psicoterapÃuticas, enquanto o online està mais ligado ao pensamento lÃgico-matemÃtico e ao trabalho em equipe, portanto, mais afins ao interesses educacionais. Ao final, sÃo feitas diversas sugestÃes de investigaÃÃes futuras para os temas abordados

ASSUNTO(S)

cogniÃÃo mmorpg world of warcraft psicologia cognitiva game cognition rpg rpg mmorpg world of warcraft jogo dungeons &dragons dungeons &dragons

Documentos Relacionados