Processos biocatalÃticos utilizando a casca da laranja da terra (Citrus aurantium L.) / Biocatalytic processes using the orange peel of the earth (Citrus aurantium L.)
AUTOR(ES)
Francisco Felipe Maia da Silva
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
24/01/2012
RESUMO
O Brasil à o maior produtor mundial de laranja e de suco de laranja, sendo este setor de grande importÃncia para economia brasileira, responsÃvel por gerar mais de 400 mil empregos e movimentar cifras de bilhÃes de reais por ano. Mas, este setor tambÃm à responsÃvel pela produÃÃo de grande quantidade de rejeitos industriais, que equivalem a 50% do peso da fruta, sendo estes resÃduos utilizados na maioria das vezes como raÃÃo animal. Portanto o uso eficiente destes rejeitos se faz necessÃrio em um mundo em que as reservas naturais vÃm se esgotando. Neste sentido a biocatÃlise mostra-se como uma ferramenta promissora no uso destes resÃduos, que possuem enzimas em sua constituiÃÃo, para obtenÃÃo de produtos de alto valor agregado, as substÃncias enantiopuras. A aplicaÃÃo de diferentes metodologias, prÃticas e de baixo custo, possibilitou a sÃntese de alcoÃis quirais com alto excesso enantiomÃrico (ee) e boas taxas de conversÃo. ReaÃÃes de hidrÃlise e reduÃÃo foram processadas em meio aquoso e, as reaÃÃes de esterificaÃÃo foram realizadas em solvente orgÃnico, utilizando as casca da laranja como fonte de biocatalisadores. O uso das cascas da laranja como fonte de biocatalisador apresentou resultados bastante promissores, demonstrando capacidade catalÃtica em vÃrias reaÃÃes (reduÃÃo/oxidaÃÃo, hidrÃlise/esterificaÃÃo) atravÃs de metodologias simples e de baixo custo. ConversÃes de 46,90-96,70% foram alcanÃadas nas reaÃÃes de biorreduÃÃo acompanhado de ee variando de 21,15-99,00%. Nas reaÃÃes de hidrÃlise verificaram-se taxas de conversÃes de 19,20-80,82% e ee variando de 9,60-45,52%. Jà nas reaÃÃes de esterificaÃÃo, ee acima de 99% foram observados e conversÃes maiores que 80% foram alcanÃadas. Portanto, este estudo abre precedentes para uma ampla faixa de aplicaÃÃo desta fonte de biocatalisador (cascas da laranja), que atualmente à considerado como um rejeito industrial, contribuindo sobremaneira para agregar valor a todo um setor produtivo e industrial no qual o Brasil à lÃder, a indÃstria de suco de laranja.
ASSUNTO(S)
biocatÃlise ezimas laranja biorreduÃÃo bioesterificaÃÃo biocatalysis rejects industrial enantiomeric excess purity optics chiral alcohols quimica organica bioreduction resÃduos industriais resÃduos orgÃnicos biocatÃlise
ACESSO AO ARTIGO
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7316Documentos Relacionados
- In vitro organogenesis in sour orange (Citrus aurantium L.) and genetic transformation of Rangpur lime (Citrus limonia L. Osbeck) and Valencia sweet orange (Citrus sinensis L. Osbeck) with the Marafivirus replicase gene
- Efeitos alelopáticos do óleo essencial da casca da laranja (Citrus sinensis L.)
- Avaliação de plantas transgênicas de laranja doce (Citrus sinensis) e transformação genética de laranja azeda (Citrus aurantium) para resistência ao Citrus tristeza virus (CTV)
- In vitro organogenesis and genetic transformation of the Volkamer lemon (Citrus volkameriana) and sour orange (Citrus aurantium)
- Isolation, protoplast culture and regeneration of sweet orange (Citrus sinensis L. Osbeck)