PROCESSING AND CHARACTEIZATION OF PET POLI(ETHYLENE TEREPHTALE) POWDER DIRECTELY FROM POST-CONSUMER BEVERAGE BOTTLES / PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PÓ DE PET POLI(TEREFTALATO DE ETILENO) OBTIDO A PARTIR DE GARRAFAS PÓS-CONSUMO

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O trabalho tem o objetivo de estudar a produção e caracterização de Pó de PET Poli( Tereftalato de Etileno), produzido por um processo inovador, a partir de garrafas pósconsumo com o que se espera contribuir para a redução do impacto ambiental devido ao descarte de plástico. A matéria prima utilizada foi garrafas para 2 l de refrigerante, de PET incolor e transparente, das quais foram removidas tampa e rótulo, ao que se seguiu limpeza em água. A cominuição das garrafas foi feita em um equipamento protótipo, desenvolvido no CETEC. O pó obtido foi submetido a peneiramento a seco conforme norma ASMT 4-11/95, usando-se peneiras de 65, 100, 270 e 400 mesh; ensaios de fluidez conforme norma ASTM D1895-96; ensaios para caracterização estrutural que incluíram Difração de Raios-X, Calorimetria Diferencial Exploratório e Microscopia Óptica. Os resultados demonstraram a viabilidade técnica do processo de cominuição utilizado, tendo-se obtido uma taxa de produção de 1g/m por garrafa, com um aproveitamento de 50%. O pó obtido apresenta morfologia variada, constituindo-se de partículas lamelares, fibrosas e variações entre essas. Sua fluidez está entre 1 e 9 g/s, sendo maior para o pó 65/+100 mesh, que se demonstrou adequado para uso em leito fluidizado, como utilizado em sistemas de alimentação de pó para aspersão térmica. Os valores de viscosidade indicam que o processo de cominuição usado provocou degradação do material da garrafa, degradação essa que é maior para as partículas de menor tamanho. A viscosidade intrínseca ficou entre 0,2 e 0,44 para todas as faixas exceto para a faixa 65 a +100 (mesh) que foi de 2,57. A viscosidade inerente ficou entre 0,4 e 0,88 para todas as faixas exceto para a faixa 65 a +100 (mesh) que foi de 5,19.A densidade das partículas apresentou valores ente 1,31 e 1,46 (g/cm3). Sua cristalinidade calculada ficou entre 19 e 35%. Os resultados de difração de RaiosX apresentaram planos cristalinos, ângulos e picos semelhantes aos de PET-resina.

ASSUNTO(S)

engenharias pet, poli (tereftalato de etileno), reciclagem,moagem, caracterização de pó. poli(ethylene terephtale), recycling, grinding, characterization of powder.

Documentos Relacionados