Processamento digital de dados do MSS-LANDSAT aplicado ao mapeamento da cobertura da terra da planície costeira do rio Tubarão, SC: metodologia e estimativa de exatidão de classificação / Digital processing MSS-LANDSAT data applied to land cover mapping of the Tubarão river coastal plain, SC: methodology and estimation of classification accuracy.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/08/1984

RESUMO

Este trabalho descreve uma metodologia para estimar a exatidão de classificação de mapas temáticos. A metodologia utilizada permite selecionar um tamanho de amostras e o correspondente número máximo de observações de classificação errada permitido para realizar um teste de hipóteses que satisfaça os seguintes critérios: a) possuir baixa probabilidade de aceitar um mapa de má qualidade; b) possuir alta probabilidade de aceitar um mapa de boa qualidade. O teste foi aplicado a um mapa de cobertura da terra da planície costeira do rio Tubarão, litoral sul do Estado de Santa Catarina. Este mapa foi obtido a partir de um procedimento híbrido de classificação digital de dados do MSS-LANDSAT. A informação de verdade terrestre utilizada como referência na realização da estimativa de exatidão do mapa derivado de dados do MSS-LANDSAT foi um mapa de cobertura da terra elaborado através de interpretação visual de fotografias aéreas. Considerações sobre os resultados do teste são apresentados, bem como uma avaliação crítica sobre o próprio teste.

ASSUNTO(S)

estudos integrados do meio ambiente rio tubarão (sc) água costeira sistemas multiespectrais de varredura satélites landsat processamento digital de imagens mapeamento uso da terra mapas temáticos land use coastal water multispectral scanning systems landsat satellites digital image processing

Documentos Relacionados