Previsão setorial do consumo de fontes energéticas para o Brasil: um estudo a partir da proposta de integração econometria+insumo-produto

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A adequada disponibilidade de recursos energéticos é um aspecto a ser considerado no processo de recuperação do crescimento econômico brasileiro, fato este realçado pela utilização generalizada desse recurso na economia, bem como, pelas crises de energia elétrica de 2001 e do gás natural nos anos de 2004 e 2005. Sendo assim, há a necessidade de racionalização da tomada de decisão, ou mais precisamente da gestão estratégica no suprimento de fontes energéticas. Neste contexto, modelos de previsão têm se apresentado como uma ferramenta importante para subsidiar nessas tomadas de decisão. Desta forma, foram realizadas previsões utilizando-se da proposta de integração econometria + insumoproduto, sendo esta última híbrida, para o ano de 2005. O bloco econométrico foi empregado para endogeneizar o consumo das famílias e o investimento privado. Complementando as informações necessárias para a realização das previsões se fez uso da construção de cenários, sendo eles o de Baixa, de Referência e de Alta. A integração dos dois blocos pela estratégia de ligação, juntamente aos cenários, permitiu construir previsões que indicaram que os setores petróleo e gás natural, refino de petróleo e coque, álcool e eletricidade, para o cenário de Alta, praticamente dobrarão os seus níveis de consumo na economia brasileira no intervalo de 2006 a 2015, dado um crescimento médio de 96%. Para os cenários de Referência e de Baixa, os resultados indicam um crescimento de respectivamente 45% e 13%. Confrontando os resultados das previsões para os anos de 2006 a 2008 aos dados a que já se tem disponibilidade pôde-se perceber um nível razoável de acurácia das previsões, fato este principalmente verdadeiro para o setor Eletricidade.

ASSUNTO(S)

integração econometria + insumo-produto setores energéticos brasileiros modelos de previsão. economia integration econometric + input-output brazilian energetic sectors forecasting models.

Documentos Relacionados