Prevalência de síndrome metabólica em indivíduos com HIV/AIDS atendidos no ambulatório do Hospital Eduardo de Menezes-Sus-Belo Horizonte - MG

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/03/2011

RESUMO

As alterações metabólicas e antropométricas encontradas na infecção pelo HIV são similares ao conjunto de fatores de risco para doença cardiovascular na população não infectada que, atualmente, recebe a denominação de síndrome metabólica. É caracterizada por um conjunto de fatores de risco para doença cardiovascular, entre eles a obesidade central, pressão arterial elevada, triglicerídeos elevados, níveis baixos de lipoproteína de alta densidade e glicemia elevada. Os objetivos deste estudo transversal foram determinar a prevalência e investigar fatores de risco associados à síndrome metabólica em adultos vivendo com HIV/AIDS em atendimento ambulatorial no Hospital Eduardo de Menezes, Belo Horizonte, MG, por meio de avaliações antropométricas, bioquímicas e clínicas. A amostra foi constituída de 253 indivíduos infectados pelo HIV (168 homens e 65 mulheres), selecionados aleatoriamente. Os dados socioeconômicos, demográficos e antropométricos foram obtidos por um único entrevistador, no período de julho de 2006 e agosto de 2008. As informações sobre história clínica e resultados de exames laboratoriais foram obtidos nos prontuários médicos. A definição de síndrome metabólica foi baseada nos critérios padronizados em 2009. A prevalência de síndrome metabólica foi 28,25% e os fatores de risco para síndrome metabólica identificados para indivíduos infectados com o HIV foram idade 40 anos (OR=4.55; IC=2.08; 9.95) e dobra cutânea subescapular >12 mm (OR=3.86; IC=1.65; 9.02). A identificação de marcadores antropométricos que detectem risco para síndrome metabólica em indivíduos infectados com o HIV é importante para a prática clínica uma vez que são não-invasivos, baratos, simples, fáceis de utilizar e podem ser aplicados no monitoramento regular dos indivíduos.

ASSUNTO(S)

medicina tropical. infecções por hiv decs análise transversal decs prevalência decs fatores de risco decs doenças metabólicas decs brasil decs adulto decs serviços ambulatoriais de saúde decs dissertações acadêmicas decs dissertação da faculdade de medicina da ufmg.

Documentos Relacionados