PREVALENCE LYMPHOTROPIC VIRUS HUMAN T TYPES 1 AND 2 IN PREGNANT WOMEN, SÃO LUÍS-MA / PREVALÊNCIA DO VÍRUS LINFOTRÓPICO DE CÉLULAS T HUMANAS TIPOS 1 e 2 EM GESTANTES, SÃO LUÍS- MA.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

INTRODUÇÃO: O HTLV é um retrovírus com tropismo pelos linfócitos T; o tipo 1 é endêmico na região do Caribe, Japão, América do Sul, e partes da África; o tipo 2 em alguns grupos nativos americanos e em estudos em doadores de sangue, raramente na África, e na Europa associado com uso de drogas injetáveis. No Brasil estima-se 2,5 milhões de pessoas infectadas em todos os Estados onde foi pesquisado, com prevalências variáveis. No Maranhão, a prevalência encontrada em doadores de sangue foi de 10/1000. OBJETIVO: Este estudo pretendeu identificar a prevalência do HTLV-1 e 2 na triagem de gestantes atendidas no pré-natal de três serviços públicos. METODOLOGIA: Foi realizado estudo transversal, entre 11/02/08 e 03/12/2008, com 2044 gestantes em três serviços públicos de pré-natal, São Luis/MA. As pacientes foram orientadas sobre o estudo e incluídas após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) e preenchimento do questionário. Participaram gestantes consideradas de baixo risco gestacional entre 18 e 45 anos, sem história de doenças psiquiátricas, hipertensão arterial, nefropatia, diabetes e outros que caracterizariam necessidade de pré-natal especializado. A amostra foi calculada em 2041 gestantes, poder do teste de 95%, erro absoluto de 5%. Foi usado programa Stata 9.0, realizado teste qui quadrado e aceito p<0,05 (95%) como limite para significância. Na triagem usou-se coleta de sangue digital em papel filtro e processada no laboratório do NUPAD - MG, para ser submetida à técnica de ensaio imunoenzimático, específica para papel de filtro ( Biorad, Estados Unidos). As gestantes que apresentaram resultado alterado foram contatadas para nova coleta de sangue venoso periférico para testes confirmatórios Western blot e PCR. RESULTADOS: Das 2044 gestantes avaliadas, 7 gestantes apresentaram resultados alterados na fase de triagem, 01 indeterminado e 06 positivos. Posteriormente, foram submetidas aos testes confirmatórios, onde todas as 07 amostras foram positivas, mostrando prevalência de 0.34%, sendo 03 casos tipo HTLV 2 e 04 casos HTLV 1. CONCLUSÃO: Este estudo revelou que o vírus HTLV está presente na população estudada em prevalência mais alta que em doadores de sangue. Fazem-se necessário estudos mais amplos e que contemplem outros extratos da população para se identificar a realidade da presença do vírus no Estado do Maranhão, a fim de prevenir sua disseminação.

ASSUNTO(S)

human t-lymphotrofic virus pregnant women prevalência prevalence maranhão htlv- 1 / 2 saude materno-infantil maranhão gestantes

Documentos Relacionados