PREPARAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO IN VITRO DE COMPÓSITOS BASEADOS EM QUITOSANA, FIBROÍNA E HIDROXIAPATITA PARA A ENGENHARIA TECIDUAL ÓSSEA. / PREPARATION, CHARACTERIZATION AND IN VITRO EVALUATION OF CHITOSAN, FIBROIN AND HYDROXYAPATITE COMPOSITES FOR BONE TISSUE ENGINEERING.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/02/2012

RESUMO

Compósitos híbridos de quitosana (CHI), fibroína (SF) e hidroxiapatita (HA) são biocompatíveis e atrativos para aplicações na engenharia tecidual óssea. O objetivo desse trabalho foi preparar, caracterizar e avaliar o comportamento in vitro de compósitos 3D de CHI, CHI/SF, CHI/SF/HA. Os biomateriais foram produzidos a partir de uma solução de CHI, CHI/SF e CHI/SF/HA em ácido acético e após a realização dos processos de produção foram submetidos a testes in vitro com células STRO+1A, MC3T3-E1 e SaOS-2 por 07, 14 e 21 dias. Os arcabouços foram caracterizados por difração de raios-X, espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier com refletância total atenuada, análise termogravimétrica, calorimetria exploratória diferencial, microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia de energia dispersiva, e submetidos a testes para verificação da porosidade, tamanho de poro e ângulo de contato. A viabilidade e a atividade celular foram avaliadas por redução de MTT e pela detecção da atividade de fosfatase alcalina. Foi possível preparar arcabouço 3D com matriz baseada em quitosana, fibroína e hidroxiapatita e houve interação entre esses materiais, sendo constatado através da caracterização físico-química. Ambos os compósitos foram considerados atóxicos e capazes de promover adesão, proliferação e diferenciação celular, podendo ser utilizados na terapia do reparo de defeito ósseo.

ASSUNTO(S)

engenharia de materiais quitosana fibroína hidroxiapatita avaliação in vitro engenharia de materiais e metalurgica engineering materials, chitosan, fibroin, hydroxyapatite, in vitro evaluation

Documentos Relacionados