Práticas de escuta do rock:: experiência estética, mediações e materialidades da comunicação

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Essa tese de doutoramento se ocupa do estudo comparativo de três práticas de escuta desenvolvidas a partir da interação dos ouvintes com três álbuns de bandas de Rock, a saber: Dark Side of the Moon (Pink Floyd), Nevermind (Nirvana) e In Rainbows (Radiohead). Para tanto, apresenta um panorama descritivo da emergência do modelo musical popular-massivo como fenômeno do século XX, dependente das tecnologias de gravação e distribuição até então inexistentes, do surgimento das fronteiras genéricas do Rock, seus formatos expressivos dominantes e práticas culturais associadas. Questiona quais seriam os elementos chamados em causa na experiência com cada um desses álbuns, a partir dos conceitos de mediação e materialidades, e constrói uma metodologia para a apreensão dessas condições de possibilidade da experiência calcada nas características materiais das interações, uma vez que as práticas de escuta são possíveis graças às conformações materiais dos media. Como conclusões, o estudo revela padrões expressivos do Rock, como a dependência do formato álbum; rupturas, como a escuta atenta sendo tensionada pela escuta corporal e distraída; e privilégios a mediações específicas residuais ou emergentes. Revela, também, aspectos mais gerais do estudo da experiência estética no campo da Comunicação que podem ser empregados em investigações posteriores.

ASSUNTO(S)

pink floyd (conjunto musical) dark side of the moon. nirvana (conjunto musical) nevermind. radiohead (conjunto musical) in rainbows. comunicação de massa teses. rock teses.

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