Práticas de aprendizagem e competências organizacionais: estudo em pequenos e médios supermercados de Fortaleza-Ce. / Learning practices and organizational competencies: study in small and medium sized supermarkets in Fortaleza-Ce.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/03/2007

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo identificar, segundo a percepção dos funcionários, como se desenvolvem as práticas de aprendizagem que possibilitam o surgimento das competências organizacionais nos pequenos e médios supermercados de Fortaleza-CE. A abordagem conceitual visualiza a aprendizagem e o conhecimento decorrente como a base para o desenvolvimento das competências e a conseqüente melhoria da competitividade das organizações. A metodologia utilizada foi o estudo de casos múltiplos e amostra foi constituída por três empresas selecionadas intencionalmente. Os dados foram coletados com a aplicação de uma entrevista semi-estruturada com quinze gerentes das empresas pesquisadas e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que a aprendizagem e o conhecimento são desenvolvidos por meio de práticas formais e informais coerentes com a realidade, especificidade, estrutura, recursos disponíveis, público alvo e objetivos de cada empresa. A pesquisa assinalou a necessidade de um trabalho mais aprofundado no sentido de incorporar a visão de futuro no cotidiano dos funcionários e de maior formalização do registro das memórias das empresas. Verificou-se que numa das empresas pesquisadas as competências citadas constituem estratégias para o desenvolvimento das competências, demonstrando a ausência de um maior conhecimento em relação à diferenciação entre ações que conduzem às estratégias e ações que conduzem às competências, podendo no curto prazo vir a comprometer a viabilidade desta empresa no setor, enquanto que as outras empresas pesquisadas estão voltadas, embora ainda em fase inicial, para uma gestão baseada em suas competências, com ações compatíveis com a competitividade do setor supermercadista e que propiciam a aquisição e atualização contínuas do conhecimento e de competências.

ASSUNTO(S)

conhecimento competências organizacionais aprendizagem administracao de empresas organizational competences knowledge learning

Documentos Relacionados