PrÃticas avaliativas na educaÃÃo de jovens e adultos em escolas da rede pÃblica de Fortaleza-CE: fator de inclusÃo escolar? / Evaluative Practice adopted in the Scene of the and Adults and Youth Education in Public Schools of Fortaleza: factor for its inclusion schoolar?

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/09/2008

RESUMO

A presente pesquisa tem por objetivo fornecer subsÃdios teÃricos para reflexÃo no campo da avaliaÃÃo educacional frente Ãs prÃticas adotadas na educaÃÃo de jovens e adultos das sÃries iniciais do ensino fundamental e se estas favorecem ou nÃo o exercÃcio do direito à educaÃÃo, centrado no carÃter de permanÃncia, acesso e inclusÃo escolar do aluno. Para tanto, descortinou-se neste ensaio a âteceturaâ entre as concepÃÃes histÃricas da avaliaÃÃo no cenÃrio da educaÃÃo de jovens e adultos, da subjetividade individual e social que dÃo sustentaÃÃo à formaÃÃo da cultura escolar, por meio de suas falas, dialogicidade, relaÃÃes sociais e da avaliaÃÃo enquanto prÃtica pedagÃgica adotada na EJA. A problemÃtica pode ser traduzida na seguinte questÃo: a prÃtica avaliativa adotada no cenÃrio da EducaÃÃo de Jovens e Adultos em Escolas da Rede PÃblica de Fortaleza favorece o processo de permanÃncia do aluno na escola, corrobora para sua inclusÃo no seio da sociedade e por sua vez, no exercÃcio do direito à educaÃÃo? O trabalho està assentado em pesquisa de cunho bibliogrÃfico, documental e de campo. No campo, buscou-se adotar enquanto instrumentais o questionÃrio aplicado a dez por cento dos professores da rede pÃblica municipal e o grupo focal, aplicado com 06 alunos em escola da Regional seis, onde se procurou pontualizar o âmodus operandiâ da prÃtica avaliativa frente à possibilidade de cumprimento da funÃÃo social de incluir o aluno na escola e na sociedade. O ato de revolver e vasculhar a temÃtica da avaliaÃÃo enquanto prÃtica pedagÃgica na EducaÃÃo de Jovens e Adultos possibilita que o problema ocupe um espaÃo epistemolÃgico significativo, principalmente quando referenciadas Ãs inÃmeras variÃveis que entrecortam o trabalho do professor na construÃÃo de uma prÃtica avaliativa humanizada. ApÃs breve excursÃo sobre as concepÃÃes assinaladas, chega-se a enunciar como uma das principais consideraÃÃes finais, que o ato de avaliar està preso à formaÃÃo do âhabitusâ do capital cultural internalizado.

ASSUNTO(S)

avaliacao da aprendizagem prÃticas avaliativas eja rede pÃblica de fortaleza evaluative practices yae public services of fortaleza educaÃÃo inclusiva â fortaleza(ce) direito à educaÃÃo â fortaleza(ce) jovens - educaÃÃo â avaliaÃÃo â fortaleza(ce) educaÃÃo de adultos â avaliaÃÃo â fortaleza(ce) estudantes do ensino fundamental â avaliaÃÃo â fortaleza(ce) professores do ensino fundamental â avaliaÃÃo â fortaleza(ce)

Documentos Relacionados