Prática pedagógicas de educaçao ambiental:dez anos (1999 a 2009) da Política Nacional de Educação Ambiental no Município de Catalão (GO) CAIC São Francisco de Assis / Pedagogical practices of environmental education: ten years (1999 the 2009)of the National Politics of Environmental Education in the city of Catalão (GO)-CAIC São Francisco de Assis.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A temática ambiental tem se transformado em uma questão recorrente nas últimas décadas, consequência da crise ambiental deflagrada pelo processo de expropriação dos recursos naturais dentro da estrutura socioeconômica hegemônica, caracterizada como sociedade de consumo pautada na Racionalidade do Capital e na objetificação da natureza. Neste contexto, a Educação Ambiental tem sido apresentada como uma importante ferramenta para mitigação da situação em tela, mas a forma na qual a mesma é implementada através das práticas pedagógicas aplicadas pelos docentes e os resultados externados pelos/as alunos/as e sentidos pela sociedade, tem posto sob questionamento a real eficácia desse processo educativo, bem como gerado divergências conceituais no entendimento da terminologia. Desta forma, este trabalho visa avaliar o ensino de Educação Ambiental na rede pública municipal da cidade de Catalão (GO), tendo por referência as séries finais do Ensino Fundamental do CAIC São Francisco de Assis, mediante a análise da aplicação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), Lei Federal 9.795/99, ao longo do período de 1999 a 2009. Diferentes elementos instrumentalizam a pesquisa visando elucidar ao máximo as questões relacionadas ao tema e minimizar possíveis equívocos, colaborando para uma investigação científica, sóbria e proveitosa. Sendo realizado um aprofundamento das questões teóricas por meio de revisão bibliográfica meticulosa em torno de produções que apresentam interfaces com a temática proposta, a participação em eventos científicos e políticos e o desenvolvimento do trabalho de campo, tanto na unidade escolar de referência, quanto em outras instituições que lidam com a educação e o meio ambiente a nível municipal, tais como, secretarias municipais de educação e meio ambiente, Ministério Público, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal. Com a realização de diferentes procedimentos: Levantamento de documentos e dados diversos, projetos desenvolvidos, entre outros materiais e informações; Observações de aulas e planejamentos pedagógicos; Aplicação de questionários; Entrevistas. O trabalho propõe-se em realizar uma análise ancorada nos seguintes pressupostos: Crise Socioambiental, Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas de Educação Ambiental, pautado, sobretudo, no compromisso de contribuir com a indicação de possíveis caminhos para a materialização de práticas pedagógicas de Educação Ambiental capazes de propiciar aos estudantes e professores/as, alternativas para o exercício da cidadania e consequentes transformações que permitam melhorias socioambientais para toda a sociedade.

ASSUNTO(S)

crise socioambiental educação ambiental práticas pedagógicas políticas públicas. geografia fisica 1. geografia 2. crise-socioambiental 3. educação-ambiental 4. práticas-pedagógicas 5. políticas-públicas socio-environmental crisis environmental education practical pedagogical public politics.

Documentos Relacionados