Pós-modernidade e risco na bacia hidrográfica do Alto Paranapanema : uma análise da construção social da sub-política ambiental no município de Piraju (SP).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Durante o século vinte a indústria hidroelétrica foi responsável pela maior parte da oferta de energia no Brasil. Contudo, mais recentemente tem sido apontada como uma dos grandes responsáveis pela ampliação da degradação ambiental. A partir de diversas evidências sobre danos ambientais, a sociedade passou a refletir de maneira mais aprofundada sobre o seu futuro e sobre os seus mecanismos de desenvolvimento técnico. A colheita sistemática de infortúnios no campo ambiental trouxe uma possibilidade real de interferência social, através de novas instituições, bem como de outras nem tão novas, mas reformuladas, como certos institutos jurídicos de longa tradição. Se, por um lado, o reconhecimento institucional legal que tais atividades degradam o meio ambiente não garante que medidas serão tomadas, por outro, contribuem em larga medida para o desenvolvimento e a legitimação de novos padrões morais de sociabilidade. É em momento que qualificamos de pós-modernidade, quando surgem as condições propícias para atuação social, principalmente no âmbito local, onde se percebem e se administram de modo concreto as conseqüências impremeditadas do desenvolvimento da matriz energética. O objetivo geral desse estudo foi o de apreender quais foram as motivações para que o município de Piraju (SP) elaborasse e aprovasse um conjunto de medidas restritivas às atividades hidroelétricas. Especificamente buscou-se compreender como se deu o processo de construção social desse marco reflexivo, e em que medida o estudo desse processo construcionista pode corroborar com algumas teorias sociais contemporâneas. Secundariamente procurou-se compreender a trajetória do movimento ambientalista local e, como variante desse interesse, como alguns questionamentos considerados pós-modernos colaboraram para a desconstrução local do desenvolvimentismo no campo da hidroeletricidade.

ASSUNTO(S)

usinas hidrelétricas risk environmental sociology piraju (sp) pós-modernity paranapanema sociologia sociologia ambiental hydroelectric piraju pós-modernidade paranapanema river rio, bacia (sp e pr)

Documentos Relacionados