Pós-Antropologia: as críticas de Archie Mafeje ao conceito de alteridade e sua proposta de uma ontologia combativa
AUTOR(ES)
Borges, Antonádia, Costa, Ana Carolina, Couto, Gustavo Belisário, Cirne, Michelle, Lima, Natascha de Abreu e, Viana, Talita, Paterniani, Stella Z.
FONTE
Soc. estado.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-08
RESUMO
ResumoNosso texto se debruça sobre os escritos etnológicos de Archie Mafeje. Este autor sul-africano que viveu boa parte de sua carreira acadêmica no exílio, formulou críticas contundentes às ciências sociais em geral e à antropologia em particular. Para ele, formações sociais que desafiam nossas abordagens taxonômicas e dualistas, continuam sendo encarceradas em escaninhos estreitos e claustrofóbicos, em abordagens voltadas para a classificação e a interpretação do Outro. Esta ideia de alteridade baseia-se em uma leitura teórica que segrega o sujeito do objeto de escrutínio, da análise social. Em trabalhos que apontam os equívocos de estudos antropológicos, históricos e de sociologia urbana no continente africano, Mafeje demonstra como as apostas epistemológicas das ciências sociais legitimaram ideias e ideais de sociedades imóveis, circunscritas a limites territoriais demarcados no período colonial. Em suma, temos confinados o Outro, ao mesmo tempo em que temos nos satisfeito com modelos analíticos que perversamente permitiram o avanço da expropriação de terras e seus efeitos: xenofobia, êxodo, intolerância e racismo. A saída para Mafeje estaria no estabelecimento de uma interlocução autêntica, fundada não numa divisão entre o Eu e o Outro, mas no que ele chama de ontologia combativa. Segundo o autor, ao fazer etnografia, estaríamos recompondo o mundo para além dos dualismos e das cisões. Com tal proposta, Mafeje defende um projeto pós-antropológico de produção de conhecimento.
ASSUNTO(S)
archie mafeje alteridade ontologia combativa interlocução autêntica etnografia
Documentos Relacionados
- Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado às ciências da saúde
- Críticas e alternativas de Winnicott ao conceito de pulsão de morte
- As plantas que curam e as 'qualidades do ser': sobre ontologia e alteridade ameríndia
- Para uma antropologia histórica dos povos indígenas: reflexões críticas e perspectivas
- Alinhamento entre a Ontologia da CIPE® 2.0 e a proposta de uma Ontologia Brasileira da CIPE®