Porta giratória entre o espaço da pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola Mãe Jovina e o campo: um diálogo possível? / Revolving door between the Pedagogia da Alternância at Mother Jovina Agricultural Family School and the rural setting: there a possible dialogue?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo contribuir para reflexão acerca do papel do currículo na relação escola e mundo do trabalho, mais especificamente o lugar da práxis no currículo da chamada Pedagogia da Alternância (PA). De natureza etnográfica e com um viés multirreferencial, partiu-se do conceito de espaço de aprendizagem, buscando compreender a trama que envolve a realidade cotidiana dos sujeitos trabalhadores do campo, mas que necessitam da escola como alternativa e um direito para uma formação ampliada. Tendo como pano de fundo as escolas famílias agrícolas, recolheram-se, nesta pesquisa, alguns conteúdos simbólicos e representativos da experiência dos sujeitos envolvidos nesta trama, ou seja, alternantes, monitores, familiares e membros da comunidade, tanto na dimensão do trabalho do campo enquanto atividade humana, quanto na dimensão escolar, percebendo-se a emergência dos conflitos e das expectativas geradas. Pautada, assim, numa ética solidária em seu processo educativo-formativo, as escolas famílias agrícolas formam, então, jovens cidadãos, tendo no currículo diferenciado, ou seja, voltado para as demandas dos trabalhadores do campo, um dos seus pilares constitutivos.

ASSUNTO(S)

educacao currículos educação para o trabalho educação no campo espaço educacional pedagogia da alternância práxis pedagógica curricula career education education in the countryside learning space alternâncias pedagogy praxis in pedagogy

Documentos Relacionados