"Porcarias", inteligência, cultura: semioses da ecologia da comunicação da criança com as linguagens do entretenimento, com enfânse nos games e nos desenhos animados

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Esta tese volta-se a compreender a comunicação da criança com as linguagens do entretenimento, com ênfase nos games e nos desenhos animados, como processo de conhecimento. Frente a esse desafio, o conceito de semiose serviu como guia para direcionar a investigação, uma vez que designa uma ação inteligente que compreende processos de interpretação, pensamento, conhecimento. Seguindo esta orientação, definiu-se a relação da criança com as linguagens em questão como uma ecologia da comunicação mediada por processos sígnicos, da qual participam três sistemas semióticos altamente heterogêneos, a saber, sistemas biológicos humanos (crianças), sistemas tecnológicos (suportes das mídias) e sistemas do entretenimento (desenhos animados e games). Ao mergulhar nos processos sígnicos dessa ecologia, que funciona imersa na semiosfera, a criança alfabetiza-se nos códigos das linguagens disponíveis no ambiente, trabalhando suas demandas de elaboração de linguagem. Neste contexto, são os signos que a criança devolve para o mundo, em sua produção de comunicação, que representam os conhecimentos que ela adquire ao participar dessa ecologia. As análises buscam explicitar tanto a experiência semiótica que a criança desenvolve nesse ambiente, quanto os signos que ela devolve para o mundo em sua produção de comunicação. Esta perspectiva teórica foi construída a partir de um conjunto de concepções fundadas na semiótica geral de Charles Sanders Peirce, na semiótica da cultura da Escola de Tártu-Moscou, com ênfase no conceito de semiosfera de Iúri Mikhailovich Lótman, assim como na ecossemiótica, a partir das formulações de Winfried Nöth e Kalevi Kull, bem como no conceito de comunicação da cibernética, conforme Norbert Wiener. As hipóteses, os argumentos e as análises foram desenvolvidos a partir de observações de campo feitas com crianças de diferentes idades, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, em suas casas, privilegiando o ambiente em que se dá, via de regra, a comunicação infantil com as linguagens em questão

ASSUNTO(S)

communication children comunicação knowledge comunicacao semiosis semiose cartoon desenhos animados criança games games conhecimento

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