Por que pacientes hipertensos e diabéticos são considerados grupos de risco para o COVID-19?
AUTOR(ES)
Núcleo de Telessaúde Bahia
FONTE
Núcleo de Telessaúde Bahia
DATA DE PUBLICAÇÃO
12/06/2023
RESUMO
Pessoas com hipertensão e diabetes têm risco aumentado ao novo coronavírus, pois têm maior expressão de distúrbios metabólicos da doença de base. Em casos de diabetes mellitus, o maior risco é de complicação pela infecção uma vez que afeta a imunidade. A baixa imunidade está ligada à elevação do açúcar no sangue e não à falta de produção de insulina. Contudo, o bom controle da glicose pode atenuar o risco de complicações na pessoa com diabetes. Até o momento, limitados estudos experimentais abordam diretamente o papel da hiperglicemia na patogênese e no prognóstico das doenças respiratórias virais. No entanto, foi demonstrado que níveis elevados de glicose no sangue podem aumentar diretamente as concentrações de glicose na secreção das vias aéreas.
Em relação ao sistema cardiovascular, tanto a síndrome respiratória aguda grave quanto o novo coronavírus (SARS-CoV-2), infecta as células hospedeiras por meio de receptores ACE2, levando à pneumonia relacionada à doença por coronavírus (COVID-19), além de causar lesão miocárdica aguda e danos crônicos ao sistema cardiovascular. O vírus infecta o miocárdio e o sistema cardiovascular, gerando problemas decorrentes da inflamação e da infecção direta do vírus. O sistema cardiovascular é afetado e o paciente pode apresentar arritmias, miocardites, insuficiência cardíaca e isquemia miocárdica.
As complicações mais graves estão ligadas ao pulmão e ao coração e, quando não há um funcionamento adequado da pressão arterial, bem como do próprio coração, o corpo tem mais dificuldades para vencer a doença.
1. Hill MA, Mantzoros C, Sowers JR. Commentary: COVID-19 in patients with diabetes. Metabolism. 2020;107:154217. Disponível em:
2. Sociedade Brasileira de Diabetes. Notas de esclarecimentos da Sociedade Brasileira de Diabetes sobre o coronavírus (COVID-19). 30 de março de 2020. Disponível em:
3. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Diabetes e a Pandemia de Covid-19. 24/03/2020. Disponível em:
4. Zheng YY, Ma YT, Zhang JY, Xie X. COVID-19 and the cardiovascular system. Nat Rev Cardiol. 2020;17(5):259-260. Disponível em:
ASSUNTO(S)
apoio ao tratamento enfermeiro r74 infecção aguda do aparelho respiratório superior (ivas) diabetes mellitus hipertensão infecções por coronavirus
ACESSO AO ARTIGO
https://aps-repo.bvs.br/aps/por-que-pacientes-hipertensos-e-diabeticos-sao-considerados-grupos-de-risco-para-o-covid-19/Documentos Relacionados
- Quais são os grupos de risco para agravamento da COVID-19?
- Quais casos são considerados imunossupressão e podem tomar a vacina contra Covid-19?
- O que falar sobre pacientes com dor durante e após a pandemia por COVID-19?
- Quais são os critérios para o diagnóstico dos casos de COVID-19?
- Existe contraindicação para vacinação de crianças que tiveram Covid-19?