PolÃtica de educaÃÃo nos planos do setor educacional do Mercosul: a educaÃÃo como elemento de integraÃÃo e desenvolvimento regional.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O desenvolvimento latino-americano, atualmente, toma forma no projeto de integraÃÃo regional com o objetivo de estabelecer uma coordenaÃÃo das polÃticas macroeconÃmicas e setoriais a partir das instÃncias do Mercosul. Visando dinamizar essa integraÃÃo e melhorar os aspectos competitivos das economias dos Estados Partes que compÃem o bloco, a educaÃÃo tem sido entendida como um dos setores mais importante e dinÃmico para este fim. A articulaÃÃo das polÃticas educacionais empreendida pelos governos dos paÃses do Mercosul visa integrar seus sistemas e suas prÃticas educativas a partir das proposiÃÃes e orientaÃÃes contidas nos planos educacionais elaborados pelo Setor Educacional do Mercosul. Amparados teoricamente na heranÃa cepalina e na ideologia da Teoria do Capital Humano, os elaboradores do projeto de integraÃÃo regional ao estabelecerem as funÃÃes da educaÃÃo no desenvolvimento perifÃrico que tem caracterizado as formaÃÃes sociais que compÃem o Mercosul, a compreende enquanto uma polÃtica social capaz de agir corretivamente nas contradiÃÃes vivenciadas pelo capitalismo perifÃrico, operando em favor da melhoria competitiva de suas economias e da promoÃÃo da equidade e da democracia. O objetivo desta pesquisa à o de verificar como a educaÃÃo tem se caracterizado enquanto uma polÃtica social nesta estratÃgia comum de desenvolvimento no Ãmbito do Mercosul. Trata-se uma pesquisa documental cujas fontes sÃo os planos educacionais do Setor Educacional do Mercosul e documentos oficiais do governo brasileiro e do prÃprio Mercosul.

ASSUNTO(S)

mercosul desenvolvimento educaÃÃo mercosul education educacao development equity social polÃtica social education equidade

Documentos Relacionados