Pluriatividade e inserção das famílias rurais no processo de urbanização do rural: uma aplicação de técnicas estatísticas de análise multivariada para Minas Gerais

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

O objetivo primordial deste trabalho consiste em explicitar as implicações decorrentes do denominado processo de urbanização do rural em Minas Gerais, entendido como a intensificação das atividades não-agropecuárias nas áreas rurais e a impossibilidade de identificação do corte rural e urbano a partir das atividades prioritariamente desenvolvidas no espaço geográfico (agropecuária ou não-agropecuária). O presente trabalho está estruturado em três capítulos. O primeiro objetiva expor e articular as principais questões referentes ao processo de urbanização do rural e seus desdobramentos no mercado de trabalho rural e, mais especificamente, na estruturação das famílias rurais. Para tanto, retoma-se as proposições de Chayanov, como referencial teórico. A pluriatividade familiar é discutida e novas questões referentes ao desenvolvimento rural são abordadas. O segundo capítulo explicita as considerações metodológicas sobre as variáveis criadas a partir da PNAD para o rural mineiro, tendo como referência temporal os anos de 1983, 1988, 1993 e 1998, e apresenta as técnicas estatísticas de análise multivariada utilizadas neste trabalho: Componentes Principais e Análise de Clusters. O terceiro capítulo discute os resultados das técnicas empregadas no trabalho e permite identificar características econômico-demográficas dos Tipos de Domicílios (TD) e propor tipologias das famílias rurais, neste contexto de urbanização das atividades do rural.

ASSUNTO(S)

economia urbana teses. familias rurais minas gerais teses. minas gerais população rural teses. urbanização minas gerais teses. minas gerais condições rurais teses. desenvolvimento rural minas gerais teses.

Documentos Relacionados