Plasma rico em plaquetas (PRP) por meio de centrífuga de bancada. / Platelet-rich plasma obtained with centrifuge technique.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/05/2011

RESUMO

INTRODUÇÃO: O plasma rico em plaquetas (PRP) é a concentração autóloga de plaquetas em pequeno volume de plasma, obtido por centrifugação do sangue total com anticoagulante, sendo considerada importante fonte de fatores de crescimento (FC). A sua utilização enfatiza a regeneração tecidual. OBJETIVO: Obter o plasma rico em plaquetas (PRP) por meio de centrífuga de bancada. MÉTODOS: Foram coletos 40ml de sangue total de oito voluntários, para 72 testes, divididos em três grupos (grupos controle, de uma centrifugação, e de duas centrifugações), com variação da força de centrifugação em 200, 400 e 800g. RESULTADOS: Verificou-se que a concentração, no Grupo Duas Centrifugações, apresentou média inferior ao mensurado no Grupo Controle. O Grupo Uma Centrifugação, com a força centrifuga relativa de 200g, apresentou os maiores valores de contagem (417.750/μl), bem como as maiores concentrações de plaquetas (99,03%), que equivaleu a 1,99 vezes o aumento no número das plaquetas do GCt, enquanto que forças de centrifugação superiores foram insuficientes para o enriquecimento. CONCLUSÃO: Obteve-se o plasma rico em plaquetas (PRP), a partir de centrifuga de bancada, com maior concentração na força de 200g.

ASSUNTO(S)

plasma rico em plaquetas engenharia tecidual cola de fibrina cicatrização centrifugação plaquetas. cirurgia plastica e restauradora platelet-rich plasma tissue engineering fibrin tissue adhesive wound healing centrifugation blood platelets

Documentos Relacionados