Planejamento Integrado de Recursos Energéticos - PIR - para o setor elétrico (pensando o desenvolvimento sustentável). / Integrated energy resources planning -IRP- for the electric sector (thinking the sustainable development).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1997

RESUMO

O suprimento - produção, transmissão, distribuição - e uso da energia é essencial na busca do desenvolvimento sustentado -DS-. As necessidades de uma visão completa (DS, Energia e Meio Ambiente) do problema e dos métodos de avaliação que ponderem completa e complementarmente os aspectos técnicos, sócio-ambientais, sócio-econômicos e sócio-políticos envolvidos, requerem modificações na forma tradicional de estudar e planejar a questão energética. Pelo que as abordagens, metodologias e técnicas de planejamento do setor elétrico devem incorporar aspectos globais e particulares (convencionais e não), enfatizar alternativas não tradicionais, e permitir participação dos envolvidos-interessados, de uma forma ou outra, no processo. O PIR (Planejamento Integrado de Recursos) diferencia-se do planejamento tradicional na classe e na abrangência dos recursos considerados, na participação real dos proprietários e não proprietários dos recursos, dos organismos envolvidos no plano de recursos, e nos critérios da seleção das alternativas. Este trabalho apresenta a importante etapa de estabelecimento de fundamentos e uma primeira etapa de implementação de processos e estudos relativos ao PIR, desenvolvidas no ambiente do GEPEA (Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).No sentido de enfocar o PIRse-PIR para o setor elétrico- (ou PIR indistintamente), como um processo contínuo e elaborado com base no DS. Pelo que também se faz uma análise do meio ambiente e da energia como um todo, porém sempre centrado na EE (Energia Elétrica). Apresentando ainda, como suporte da análise, o estado atual do planejamento do setor elétrico em geral e em particular do Brasil. Apresenta-se ainda como fundamentos estabelecidos e colhidos ao longo do tempo, uma série de atividades desenvolvidas no período, que permitem estabelecer uma linha de pesquisa específica (o PIR) e a sua aplicabilidade, inclusive fora do ambiente regulamentar. Neste sentido, destacam-se (quase seqüencialmente) atividades como: EE para o DS; CONSERVUSP (conservação de energia na USP); etapa atual do PIRMPP (Planejamento Integrado de Recursos para a Região do Médio Paranapanema); e o SAGe (Sistema de Análise Geo-energético); dentre outros. Finalmente, incluem-se considerações sobre o PIR na atualidade, e ainda propostas esquemáticas em torno de um possível PIR genérico no Brasil.

ASSUNTO(S)

energy planning planejamento integrado de recursos electric industry planejamento energético energia e meio ambiente integrated resources planning sustainable development indústria elétrica desenvolvimento sustentável energy and environment

Documentos Relacionados