Planejamento ambiental como instrumento a prevenção de doenças infecto-contagiosas e parasitarias : estudo de caso : Paulinia, SP

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1995

RESUMO

As condições de saúde pública estão atreladas à fatores do meio ambiente, seja em função das relações entre os elementos naturais e o ciclo de vida dos agentes ou das ações antrópicas que facilitam sua proliferação. Portanto, medidas preventivas ligadas a saúde pública ou coletiva devem fundamentar-se em estudos integrados do meio. Nessa direção, o presente trabalho objetivou contribuir para o entendimento das relações existentes entre a estrutura biofísica e socioeconômica de um território e a saúde da população, utilizando as doenças infecto-contagiosas e parasitárias como indicadores de saúde e os elementos socioeconômicos e fisicobiológicos como indicadores do meio relacionado. A integração desses elementos permitiu identificar e valorar paisagens de acordo com cinco níveis de criticidade relacionados à saúde da população.

ASSUNTO(S)

saude ambiental - planejamento - paulinia (sp) doenças transmissiveis - paulinia (sp) epidemiologia - paulinia (sp) saude publica - paulinia (sp)

Documentos Relacionados