Pistrak e Makarenko: pedagogia social e educação do trabalho. / Pistrak and Makarenko: social pedagogy and works education.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta pesquisa bibliográfica procura investigar os trabalhos pedagógicos de Moisey Mikhaylovich Pistrak na Escola Lepechinski, em Moscou - Rússia -, e Anton Semiónovitch Makarenko na Colônia Gorki, em Poltava e Khárkov - Ucrânia. Ambas experiências retratam o momento histórico de construção da União Soviética, na primeira década após a Revolução de Outubro. Tanto na educação escolar de Pistrak como na educação não escolar de Makarenko, as relações entre trabalho - como atividade constitutiva da condição humana - e educação se estabeleceram de maneira muito clara, caracterizando os modelos adotados por esses educadores como pedagogias críticas, de um caráter social e ligadas à realidade dos educandos. A formação de sujeitos autônomos, criativos e integrados a uma sociedade que valoriza o trabalho coletivo se constituiu no objetivo principal de cada um desses educadores. O presente trabalho procura destacar esses aspectos da pedagogia socialista de Pistrak e Makarenko, buscando contribuir para uma reflexão acerca dos valores da educação contemporânea e das características democráticas como fundamentos para a gestão educacional.

ASSUNTO(S)

team educational work educação democrática school of work participative education democratic education trabalho coletivo em educação participação escola do trabalho

Documentos Relacionados